sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Saúde programa ações pactuadas a serem desencadeadas em microrregiões

PUBLICIDADE

Cuiabá está sediando hoje durante todo o dia, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o Fórum da Programação Pactuada e Integrada da Assistência (PPI). O evento tem como objetivo promover a integração do processo de regulação, controle e avaliação da atenção à saúde e contribuir para o fortalecimento da capacidade de gestão do Sistema Único de Saúde. “Esse encontro serve para que possamos avaliar a realidade de cada região, a utilização dos recursos e nortear os investimentos do Estado para cada município”, explicou o superintendente de atenção integral à saúde, Victor Rodrigues. O término do encontro será na sexta-feira, às dezoito horas.

Victor Rodrigues ressalta ainda que foram divididos em grupos cada região de acordo com a população e com o grau de complexidade de cada município. Nesse primeiro momento os participantes serão os gestores de Saúde da região Norte do Estado, que abrange as microrregiões de Teles Pires, Alto Tapajós e Vale do Peixoto. “Dessa forma podemos realizar o diagnóstico das demandas e dos principais problemas de saúde regionais. Com isso podemos levantar a necessidade de investimentos para cada município”, enfatizou Victor Rodrigues.

O próximo encontro será entre os dias 05 de julho a 08 de julho, para a região Centro Norte que abrange as microrregiões do Noroeste Mato-grossense, Vale dos Arrinos, e Médio Norte. O terceiro encontro contemplará a região Leste que abrange as microrregiões do Baixo e Médio Araguaia e Garças/Araguaia. Em seguida será a vez da região Oeste do Estado, entre os dias 19 e 22 de julho, abrangendo a microrregião Oeste Mato-grossense. Para finalizar serão capacitados os gestores da região Sul e da Baixada Cuiabana.

Durante toda semana os gestores municipais da região Norte estarão debatendo temas como Conceito e história da PPI, apresentação do Plano Diretor da Regionalização-PDR do Estado de Mato Grosso, diagnósticos das regiões, recursos financeiros, assistências ambulatorial e hospitalar. A metodologia proposta para definição das propostas será de debates, esclarecimentos e práticas de utilização dos recursos.

A Programação Pactuada e Integrada da Assistência (PPI) surgiu em 1995, a partir de um amplo processo de debates entre intergestores, consolidação de parcerias, atuação intersetorial, cooperação técnica e ação regionalizada visando fomentar a discussão crítica e formulação de uma nova prática de atuação. Esse processo de discussão tem ocorrido desde a Norma Operacional de Assistência (Noas) 01/02 na organização e fortalecimento das microrregiões de Saúde. “Essas articulações setorizadas possibilitam uma sistematização do Plano Diretor de Regionalização que são fundamentais para atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde”, relatou o superintendente.

A atenção básica deve ser a porta de entrada do sistema de saúde. Ela bem conduzida pode alcançar um parâmetro universal de resolução de 85% dos problemas de saúde. A atenção básica visa basicamente a promoção em saúde e tem por função primordial servir de referência e suporte para a rede básica do Sistema Único de Saúde. Os investimentos são compartilhados entre os municípios, Estado e União.”Os investimentos são significativos, mas ser for utilizada de forma resolutiva e de qualidade pode resultar em economia nos atendimentos de média e alta complexidade”, completou Victor Rodrigues.

A efetividade é condicionada ao entendimento da estratégia dos gestores e equipes. Para implantação do programa nos municípios deve-se considerar: Cobertura populacional de 100%, descrição da clientela para humanizar o atendimento, estrutura física adequada, suprimento das unidades de saúde com medicamentos, materiais e equipamentos e cumprimento de carga horária de oito horas diárias dos profissionais da saúde.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE