O secretário de Saúde de Sorriso, Elso Rodrigues, esteve ontem, no Distrito de Boa Esperança, participando de mais um arrastão de combate ao mosquito da dengue. Ao todo, 26 pessoas da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento estiveram no local conscientizando os moradores dos perigos da doença e ensinando-os como evitar a proliferação do mosquito.
Durante o ano passado, a secretaria realizou várias campanhas no município, como o “Fora Dengue”, em todos os bairros e a coleta de lixo em toda a cidade. Mesmo registrando o maior número de casos de dengue no Nortão em 2005, o município de Sorriso mantém o índice de infestação controlado. A informação é do coordenador de Vigilância Sanitária do município, Marcelo Antonio de Oliveira.
Segundo ele, a secretaria ampliou de 27 para 33 o número de agentes para o combate a endemias, principalmente a dengue, que continuam as inspeções de casa em casa, nos bairros. A preocupação agora é com os próximos meses. Marcelo ressalta que no ano passado, em março e abril foram os meses onde houve maior incidência. Nesta época em que começam as chuvas os índices de infestação do mosquito geralmente aumentam na região, devido o excesso de água parada. Por isso é necessário o cuidado dos próprios moradores com recipientes e lixos que possam acumular água tornando-se locais propícios da proliferação do mosquito.