sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Santa Carmem está entre as 25 cidades que receberão ambulâncias

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde adquiriu, com recursos do Fundo Estadual de Saúde (fonte 134) 25 ambulâncias, marca Fiat-Iveco 2005/2005, para serem usadas no serviço de atendimento à urgência e emergência. As ambulâncias serão entregues no dia 14, às nove horas da manhã, na praça Ulisses Guimarães, às Secretarias municipais de Saúde do interior do Estado. O investimento na aquisição dos veículos ficou em R$3 milhões

O secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, disse que a entrega dessas unidades móveis faz parte do processo de fortalecimento do serviço de Urgência e Emergência e também da regulação do serviço no interior de Mato Grosso. Anunciou que a previsão é de entregar 50 ambulâncias.A entrega se dará em duas etapas.Esta primeira etapa contemplará os municípios que ainda não possuem o veículo com a característica de ambulância, ou aqueles municípios, cujo veículo se encontra em precária situação de uso.”Acreditamos que com essa ação o Governo estará salvando vidas, proporcionando o socorro e o acesso aos Hospitais Regionais, às unidades de saúde mais próximo do local da ocorrência, aos usuários do SUS que necessitam desse tipo de atendimento”.

Os critérios que o Estado adotou para a entrega das ambulâncias foram receptivos às indicações parlamentares.”Os deputados propuseram as indicações de acordo com as necessidades das regiões em que atuam, visando o critério da carência e da necessidade nesta primeira etapa”, informou o superintendente de Apoio e Articulação às Unidades Regionais, José Vilela.

Os municípios que receberão as ambulâncias são: Acorizal, Apiacás, Araguaiana, Araguainha, Campos de Júlio, Colniza, Gaúcha do Norte, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itiquira, Jaciara, Marcelandia, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Paranaíta, Paranatinga, Porto Estrela, Rio Branco, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, São Félix do Araguaia, Terra Nova, Cocalinho e Pedra Preta. Durante o o evento o município de Vila Bela da Santíssima Trindade receberá um veículo usado, Ford F.4000, para serviços de Vigilância em Saúde.

“Essas ambulâncias estão equipadas com sistema de rastreamento por satélite, e são reguladas pela Central de Regulação do SUS, o que facilitará o atendimento por ocorrência, dando agilidade, eficácia e rapidez necessária para se chegar na ocorrência e salvar vidas”, declarou o superintendente José Vilela, lembrando que os municípios que possuem veículos em precária situação de uso serão recolhidos pelo Estado para revisão e reforma, para serem reutilizados pelo próprio município. “Essa é mais uma ação de governo, na descentralização das ações da Saúde que, neste momento, tem o foco no fortalecimento de um serviço regulado pelo Estado que visa otimizar gastos, e que proporciona que a população seja atendida em seu município ou nas unidades de Saúde mais próximas, quando a ocorrência for de média e alta complexidade”, disse Vilela.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE