sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Samu recebe medicamentos e material de insumos hospitalares em MT

PUBLICIDADE

A secretária adjunta de regulação da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Gabriela Boabaid Teixeira, realizou, ontem, a entrega de medicamentos, insumos e materiais hospitalares no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A medida foi necessária por ser um serviço de utilidade pública e não pode ser comprometido com a possibilidade de ausência desses produtos.

Gabriela destaca que a unidade precisa de uma atenção especial durante todos os dias do ano. Foram entregues mais de 40 itens entre medicamentos, insumos e materiais hospitalares que, segundo a secretária, vão atender a demanda da unidade. “O Samu presta socorro à população em casos de urgência e emergência clínica e traumática, 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde. Ter condição de trabalho e qualidade no serviço oferecido é nossa obrigação”, disse Gabriela.

Outra novidade, de acordo com Gabriela é a reestruturação do Complexo Regulador Estadual, que além da Central de Regulação Medica de Urgências do Samu, irá abrigar o Sistema de Regulação (Sisreg), a Central de Leitos Hospitalares, a Central Estadual de Alta Complexidade, Coordenação de Transplante, Tratamento Fora Domicilio (TFD), Home Care e exames de alta complexidade. O complexo será instalado em um novo prédio que será alugado em uma área de fácil acesso na região central de Cuiabá.

A secretária explica que a mudança é necessária para atender as portarias 1.010/2012 e 356/2000 do Ministério da Saúde, que estabelecem o Complexo Regulador que compõem as Centrais de Regulação que atuam nas áreas assistenciais inter-relacionadas e organizam a relação entre a oferta e demanda qualificando o acesso da população aos serviços de saúde no SUS. “Na prática, a ação regulatória é definida como o processo de operacionalização, monitoramento e avaliação da solicitação de procedimentos, internações, exames, sendo realizada por equipe de profissional de saúde, que em seu observatório de regulação atendem além das questões clínicas, o cumprimento de protocolos estabelecidos para disponibilizar a alternativa assistencial mais adequada a cada caso”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...

Secretaria realiza ações de vacinação em dois locais neste fim de semana em Sinop

Foram confirmadas duas ações especiais de vacinação desta sexta...

Colíder contrata consultoria para implantação de unidade de hemodiálise

O poder executivo em Colíder (155 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE