Saúde

Rondonópolis anuncia ‘2º caso confirmado’ de Coronavírus e espera resultado de laboratório central

A secretaria Municipal de Saúde informou, neste domingo, no final da tarde, que Rondonópolis tem dois casos confirmados de Coronavírus (Covid-19) e 16 casos suspeitos. “Todavia, os dois casos citados, foram analisados através de “prova e contraprova” na rede particular e, como exige o protocolo do Ministério da Saúde, aguardam confirmação do LACEN – Laboratório Central de Cuiabá (integrado à rede SUS), para aí sim entrar oficialmente nas estatísticas estadual e nacional”, informa a assessoria.

Oficialmente, a secretaria estadual Saúde considera, no boletim de ontem à noite, que Mato Grosso com dois casos confirmados (um deles em Cuiabá) e 183 suspeitos com “devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. De acordo com informações da área técnica da secretaria, 23 casos foram descartados e 51 foram excluídos por não preencheram critérios de definição para Covid-19.

A secretaria esclarece que o aumento no número de casos suspeitos também é consequência da atualização do protocolo de definição de caso, conforme direcionamento do ministério da Saúde. A medida impactou no aumento de casos suspeitos e confirmados em todo o país. A área técnica também esclareceu que o sistema de informação oficial segue instável, o que justifica a possibilidade de os dados estarem discordantes daqueles que poderão ser apresentados pela plataforma do Ministério da Saúde, informa a secretaria estadual adjunta de Comunicação.

Só Notícias