Saúde

Recursos para UTI’s em Sinop serão liberados somente em 2006

As verbas para a aquisição dE equipamentos de 10 leitos das unidades de tratamento intensivo (UTI’s), que serão instaladas no hospital Santo Antonio em Sinop, só serão liberadas ano que vem. O montante que será liberado não foi confirmado, mas a liberação, por parte do Governo do Estado, era esperada para este ano.

A Secretaria Estadual de Saúde comunicou o secretário Municipal de Saúde, Helder Umburanas, que os recursos ficaram para 2006. Em entrevista ao Só Notícias, o secretário relatou que recebeu um ofício da secretaria explicando que a compra dos equipamentos, que deveria ser efetuada ainda este ano, não foi possível devido a queda na arrecadação estadual. Mas que será prioridade para o próximo ano.

A liberação dos recursos será feita por meio de um convênio entre o Estado e o hospital Santo Antonio, em comodato, em que o Estado fornece os equipamentos e em contrapartida o hospital fará os atendimentos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

Só depois da liberação dos recursos o hospital deve fazer a contratação da equipe médica. Os leitos atenderão pacientes pelo SUS e conveniados de planos de saúde de todo o Nortão. Atualmente muitos pacientes têm que ser encaminhados ao Hospital Regional em Sorriso (80 km de Sinop) ou Cuiabá (500 km).

As instalações para os 10 leitos que foram inauguradas no mês de julho, possuem 463 metros quadrados e foram bancadas por benfeitores da Alemanha, que investiram 197 mil Euros (cerca de R$ 700 mil na época).