PUBLICIDADE

Primeira remessa da vacinação contra Covid em MT será para 32 mil pessoas; maioria é profissionais de saúde, índios e idosos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria Estadual de Saúde encaminhará, nesta 3ª feira, as 65,7 mil doses da vacina, que chegaram hoje no final da tarde a Mato Grosso, para os 14 polos regionais, que mediarão a distribuição aos municípios – um deles é Sinop.  Considerando as duas doses por pessoa, a secretaria estima vacinar aproximadamente 32 mil pessoas em Mato Grosso.

De acordo com o direcionamento do ministério, nesta primeira fase serão vacinados prioritariamente trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus (28,7 mil doses), indígenas aldeados (28,7 mil doses), pessoas idosas institucionalizadas com 60 anos ou mais (2,3 mil doses), pessoas com deficiência institucionalizadas (190 doses).

“Esses dados estão sendo levados em consideração pelos nossos técnicos para que possamos fazer o encaminhamento da vacina”, explicou o secretário Gilberto Figueiredo, que acompanhou o governador Mauro Mendes, hoje, em São Paulo, no ato de entrega simbólica das vacinas pelo ministério da Saúde. Conforme alinhamento com os Estados e considerando o quantitativo encaminhado nesta primeira remessa, Mato Grosso vai garantir as duas doses da vacina ao grupo compreendido na primeira fase da vacinação, sendo o prazo de 14 a 28 dias para a aplicação da segunda dose.

A ação faz parte do Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso e prevê, caso necessário, o apoio de seis aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) para distribuição do composto e da polícia.

Os 141 municípios de Mato Grosso receberão as agulhas que já se encontram em estoque e que serão utilizadas no plano de vacinação contra a Covid-19. A SES também providenciou a aquisição suplementar de 6,5 mil seringas para o enfrentamento de vacinação, com investimento na ordem de R$ 2,8 milhões.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, neste domingo (17.01), as vacinas Coronavac e AstraZeneca para uso emergencial no Brasil. Ambas indicadas para pessoas acima de 18 anos e com aplicação de duas doses, sendo o prazo da AstraZeneca de 90 dias.

O Governo Federal deve anunciar ainda nesta semana o início da distribuição da vacina AstraZeneca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão; vítima identificada

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...
PUBLICIDADE