sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura de Sorriso faz mutirão e zera fila de pacientes com eletrocardiogramas agendados

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Adriano Carneiro/assessoria)

A secretaria de Saúde e Saneamento realizou no último  sábado, no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), o mutirão do eletrocardiograma com atendimento de 112 pessoas, dos 150 que estavam agendados. “Nós tínhamos 150 pacientes para fazer o exame, mas cerca de 30 pacientes faltaram. Esse é um exame importante, pois através dele nós conseguimos prevenir doenças do coração e até mesmo fazer um diagnóstico precoce de algum possível problema  do mal funcionamento do coração, além de ser um dos exames exigidos no pré-cirúrgico, a exemplo da cirurgias de olhos.  Infelizmente tivemos muitos  faltantes, mas trabalhamos para zerar a fila do ECG ,” explicou o coordenador da Atenção Especializada, Matheus Freiria.

Segundo o secretário de Saúde, Luiz Fábio Marchioro, os mutirões que o município realiza são para atender as demandas da pasta.  “Esse regime de atendimento nos finais de semana com serviços especiais com o intuito de atender as demandas da saúde especializada”.

O eletrocardiograma, é um exame que avalia a atividade elétrica do coração a partir de eletrodos fixados na pele. Essa atividade é caracterizada pela variação na quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas.

O resultado deste exame é registrado em gráficos que comparam a atividade cardíaca do paciente com o padrão, indicando se a atividade cardíaca está dentro da normalidade ou se há alterações nos músculos e nervos do coração.

Esse exame é capaz de detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, por isso é usado para identificar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, pericardite, hipertrofia das câmaras cardíacas e doenças que isolam o coração.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE