Saúde

Prefeito e secretária confirmam primeiro caso de Coronavírus em União do Sul

O prefeito de União do Sul (173 quilômetros de Sinop), Claudiomiro Jacinto de Queiroz e a secretária municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, Luciani Regina Bulla, confirmaram, há pouco, ao Só Notícias, que o município registrou o primeiro caso positivo de Coronavírus. O resultado do exame chegou esta tarde. “É uma técnica de enfermagem que atua na saúde do município, de 43 anos”. “Assim que ela começou a passar mal, colhemos as amostras há seis dias e já encaminhamos ao laboratório”, destacou o prefeito.

Conforme a secretária, inicialmente os sintomas da paciente eram de pneumonia. “Ela começou a apresentar no dia 23 de março. Já no dia 30 de março ela teve sintomas mais característicos de Coronavírus. Coletamos o exame e encaminhamos. Ainda assim, é importante ressaltar que a partir do dia 23 ela já ficou de atestado”, explicou Luciani.

Ainda de acordo com a secretária, o único histórico de saída da paciente do município foi “no dia 18, ela teve uma remoção para o Hospital Regional de Sinop”. “Agora também estamos monitorando o motorista, e a outra técnica que foram juntos nesse dia, mas eles estão bem. Na família da paciente confirmada também estão todos bem”, apontou.

“A paciente confirmada já passou pelo período mais critico, ela já teve sintomas mais apurados, hoje já está bem melhor, em casa em isolamento domiciliar. Fizemos a recomendação mesmo antes do resultado chegar, ficamos atentos com ela”, afirmou Luciani Regina, ressaltando ainda a necessidade das atenções e cuidados serem redobrados agora. “Orientamos o isolamento social, sair de casa somente para o essencial, proteger-se principalmente o grupo de risco. Estamos confeccionando mascarás e doando para a comunidade, para que todos cuidem de seus atos higiênicos, evitem a aglomeração”.

Conforme Só Notícias já informou, no Estado, ontem, o número de pessoas com a doença era 60, sendo que Cuiabá erm 38. Em Rondonópolis 6, Várzea Grande 4, Tangará da Serra 4, Sinop 3, Nova Mutum 1, Alta Floresta 1, Lucas do Rio Verde 1, Nova Monte Verde 1 e Campo Novo dos Parecis 1. Já o número de curados passou de 9 (sábado) para 10.

Dos pacientes, 13 estão internados (10 deles em UTI). 3 estão isolados e 47 não estão internados. O Estado tem uma morte, de um homem, de 54 anos, que morava em Lucas do Rio Verde, era diabético e hipertenso.

Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria)