terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura, governo e ministério definem megaoperação para combater dengue em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (fotos: Só Notícias/Guilherme Araújo - atualizada 19:33h)

Começa nesta quarta e vai até sexta-feira uma megaoperação em parceria com a prefeitura de Sinop, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e voluntários para recuperação de casas fechadas onde não foram feitas vistorias para localizar possíveis focos e eliminação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika vírus. As equipes trabalharão das 11h às 13h para conseguirem localizar donos em seus imóveis em horário de almoço e fazer inspeções. No sábado, a operação será durante todo o dia, no Jardim Violetas, onde foram detectados 857 imóveis fechados.

De 1º a 30 de janeiro, foram confirmados 732 casos de dengue. Dos casos confirmados, 694 foram casos de dengue, 30 com sinais de alarme e oito considerados grave. Também há dois óbitos por suspeita de dengue sendo investigados.

Esta tarde, na sede da promotoria de Justiça, a prefeita Rosana Martinelli esteve reunida com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o municipal, Kristian Barros e a consultora técnica do ministério da Saúde, Daniele Bandeira, além do promotor de Justiça, Pompílio Paulo Azevedo discutindo as ações para acabar com a epidemia de dengue no município. “O combate é diário precisa ser intensificado, principalmente na conscientização de toda a população. Queremos pedir a ajuda da população que se conscientizem no descarte (de lixo) e cuidem dos seus quintais. 90% dos casos encontrados de larvas estão dentro das residências, então estamos com o Poder Público se esforçando, fazendo os mutirões. Os agentes estão passando, procuramos ajuda do Estado, do Ministério. Todos estão preocupados no combate à dengue, mas tudo isso tem que ter a colaboração e participação efetiva da população”, disse, há pouco, a prefeita.

“Nós estamos trabalhando com horário estendido (nos postos), atendimento com laboratório fazendo exames, medicando, mas não é a solução, nós queremos que não venha a acontecer mais casos de dengue em Sinop. Hoje, todas as equipes estão empenhadas da prefeitura, do Estado. O secretário veio pessoalmente dando uma atenção especial ao município. Os representantes do Ministério da Saúde estão aqui justamente para nos ajudar a montar novas estratégias. O que podemos fazer para melhorar isso? Principalmente a conscientização nas escolas, colocando faixas, colocando ações e ideais novas para que consiga esse combate ao mosquito”, emendou Rosana.

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo expôs que “tem uma frente de trabalhos a ser desenvolvido especialmente na qualificação dos profissionais que atuam no município. O governo do Estado com assistência do nosso Escritório Regional de Saúde nos auxilia no combate. Há um trabalho colegiado entre Estado, município, Ministério da Saúde para que possa enfrentar essa grave epidemia de dengue que tem nesse momento em Sinop. É importante frisar que a fatalidade principal, que é um óbito, por origem de dengue pode chegar a qualquer lar, nos mais abastados aos mais humildes, portanto é importante que a população entenda que precisa participar dessa tarefa que é a vistoria nas suas instalações. 40% dos domicílios do município se quer os agentes conseguiram entrar para fazer a supervisão. Por tanto, é importante que a população enxergue que o Poder Público está fazendo um grande esforço de mobilização, mas precisa que os proprietários abram seus imóveis para que as equipes façam os trabalhos”.

Já o secretário de Saúde de Sinop, Kristian Barros, disse que o “horário de fiscalização é estratégico, geralmente no horário do almoço os moradores estão em casa, então flexibilizamos esses horários com os agentes para poder atender melhor e dar efetividade na visita. Temos 30 agentes trabalhando no município e foi chamado mais 60. Precisaríamos de 100, então a gente vai estar com este número para completar o valor que é necessários. A maior dificuldade são as casas fechadas, mas também tem a questão que alguns moradores não receberem bem os agentes”.

Também participaram da reunião o comandante regional do Corpo de Bombeiros de Sinop, coronel Giovani Eggers, os secretários municipais Edilson Ribeiro Ticola de Obras, Daniel Brolese de Desenvolvimento Econômico e Ivete Mallmann do Meio Ambiente, além da superintendente em vigilância em saúde do Estado, Tatiana Helena Bel Monte.

No mutirão da prefeitura e parceiros, foram vistoriados mais de 25 mil imóveis desde janeiro.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Rota prevê duplicar 27 km em Sinop da 163 iniciando 2º semestre e sem desapropriações

A Agência Nacional de Transportes Terrestres realizou, esta tarde,...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...
PUBLICIDADE