PUBLICIDADE

Postos de saúde são referências para atendimento em MT, diz IBGE

PUBLICIDADE

Os postos de saúde são as unidades de serviço médico mais procuradas pelos mato-grossenses. A constatação é do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). O órgão mostrou que esses centros foram apontados como referência por 57,2% dos entrevistados, à frente de consultórios particulares (24,5%), ambulatórios de hospitais (15,4%) e farmácias (2,8%).

O levantamento do IBGE, realizado com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), com dados de 2008, mostrou que o principal motivo da procura por atendimento nas unidades deve-se a casos de doença ou problema odontológico. Ao todo, 57% dos entrevistados disseram ter recorrido aos estabelecimentos para cuidar de situações desta natureza.

O estudo mostrou também que 26,1% dirigiram-se aos centros por motivos de vacinação ou outros atendimentos de prevenção, pré-natal ou somente atestado medico. À estatística também está a faixa de 16,9% que por outras razões buscaram atendimento nas duas últimas semanas anteriores ao levantamento.

A exemplo do verificado no cenário nacional, no Estado o posto de saúde é normalmente procurado por pessoas ligadas às classes mais baixas. De acordo com a pesquisa, 83,4% julgaram o atendimento (na rede pública e privada) como bom ou muito bom.

O IBGE mostrou que 73,9% da população estiveram ao menos uma vez internados nos 12 meses anteriores à pesquisa.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de vacinação contra gripe é neste sábado em Matupá

A secretaria de Saúde realizará neste sábado (10), das...

Campanha nas escolas em Mato Grosso tem mais de 900 doses de vacinas aplicadas

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso informou...

Campanha de vacinação será sábado em Sinop

A secretaria de Saúde realizará no próximo sábado (10),...
PUBLICIDADE