A Secretaria de Saúde de Sinop fechou ontem, para reforma e ampliação física, a Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do Bairro Menino Jesus. Segundo o secretário de Saúde, Valério Gobatto, a decisão da administração de fechar o PSF foi por uma questão de biossegurança, tanto para os pacientes quanto para a própria equipe de profissionais que trabalha no local.
Gobatto esclareceu que durante o período de reforma, os 25 profissionais da Unidade (dois médicos, duas enfermeiras, dois auxiliares administrativo, cinco auxiliares/técnicos de enfermagem, seis auxiliares de consultório dentário, dois técnicos em higiene dental (THD), quatro cirurgiões dentistas e outros dois fisioterapeutas que atendem no local como extensão do Dom Aquino) serão remanejados para o PSF do São Cristóvão.
“Além de nos preocuparmos em garantir a segurança da população e dos funcionários também estamos nos preocupando em garantir o atendimento médico e de primeiros socorros, as consultas, a continuidade dos tratamentos já iniciados e a distribuição de medicamentos”, salientou ao orientar que a população que costuma procurar a Unidade pode estar se dirigindo tanto ao PSF do São Cristóvão quanto ao Pronto Atendimento (PA), no Centro da Cidade.
Conforme a secretaria, a situação deve permanecer assim até meados do próximo mês. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final da primeira quinzena de setembro. “As obras mais pesadas devem começar nos próximos dias, mas desde já decidimos pelo isolamento do prédio para eliminarmos qualquer tipo de risco que a população ou, ainda, os profissionais possam vir a sofrer com a falta de segurança que detectamos nas estruturas do prédio do Posto de Saúde”, explicou ressaltando que a reforma, propriamente dita, foi iniciada hoje pela manhã.
Após a conclusão da obra, a unidade irá contar com 474,57 metros quadrados, entre reforma e ampliação, mais 513 metros quadrados de calçadas e, ainda, 1,938 mil metros quadrados de grama em mudas. Todas as benfeitorias que estão sendo efetuadas são oriundas de recursos próprios da Prefeitura de Sinop.