Uma pequena amostra do plano de marketing que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde já pode ser observada através do site da prefeitura. Uma enquete foi desenvolvida para que a comunidade participe relatando como foi o atendimento quando precisou dos serviços prestados pelas unidades de saúde.
Para a secretária municipal Anke Schwabe, devido ao crescente número de pacientes atendidos diariamente pelo setor, os serviços prestados são avaliados pela população. O plano de marketing é uma alternativa para que a secretaria tenha informações concretas sobre o trabalho desenvolvido. “A enquete é uma das estratégias para funilar as informações que vão direcionar a falha”, explicou.
Todo o trabalho está sendo desenvolvido pela coordenadora municipal de Marketing, Débora Marquecha Bonini, que dividiu em etapas todo o planejamento. Inicialmente foi realizado um diagnóstico dos PSF’s, Centro de Saúde e Centro de Reabilitação, a fim de identificar pontos fortes e fracos no relacionamento entre os profissionais de saúde e a comunidade. “Após o levantamento desses dados, está sendo elaborado um plano que vai apontar as mudanças e melhoras no funcionamento”, enfatizou.
Segundo Débora, uma ação maior será realizada no próximo mês. Trata-se de uma pesquisa na comunidade levantando informações sobre o serviço de saúde pública. “Já estamos recebendo depoimentos, que serão muito importantes para justificar mudanças e melhorias na saúde pública de Nova Mutum”, concluiu.