sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Número de doadores de sangue em Sinop aumenta 11%

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Michel Alvim/assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Saúde informou, ao Só Notícias, que o número de voluntários que foi à Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue cresceu significativamente, ano passado, chegando a 4,4 mil. Foram coletadas 3,8 mil bolsas de sangue, representando aumento de 10,07%.

O levantamento informa que 2020 contou com a cooperação de 4 mil participantes, que geraram o total de 3,5 mil unidades ao banco sanguíneo municipal. As doações são divulgadas através de campanhas nas universidades públicas, particulares, empresas, órgãos públicos e também pacientes, além de chamamentos com aproximadamente 26 mil doadores cadastrados.

A assessoria também apontou que o diferencial entre voluntários e bolsas leva em consideração a análise de adequações e medidas que não foram seguidas à risca antes do procedimento. Moradores que apresentem sintomas gripais, por exemplo, serão barrados da coleta.

Para doar é necessário apresentar documento com foto, cartão do SUS e endereço com o CEP. A idade estabelecida é entre 16 e 60 anos e o peso mínimo 50 quilos. Os médicos solicitam que o doador deva estar com a alimentação e descanso em dia, além de evitar a ingestão de bebidas alcoólicas por 24 horas antes do procedimento.

A UCT funciona anexa ao hospital regional e conta com 17 profissionais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE