PUBLICIDADE

Número de doadores de sangue em Sinop aumenta 11%

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Michel Alvim/assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Saúde informou, ao Só Notícias, que o número de voluntários que foi à Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue cresceu significativamente, ano passado, chegando a 4,4 mil. Foram coletadas 3,8 mil bolsas de sangue, representando aumento de 10,07%.

O levantamento informa que 2020 contou com a cooperação de 4 mil participantes, que geraram o total de 3,5 mil unidades ao banco sanguíneo municipal. As doações são divulgadas através de campanhas nas universidades públicas, particulares, empresas, órgãos públicos e também pacientes, além de chamamentos com aproximadamente 26 mil doadores cadastrados.

A assessoria também apontou que o diferencial entre voluntários e bolsas leva em consideração a análise de adequações e medidas que não foram seguidas à risca antes do procedimento. Moradores que apresentem sintomas gripais, por exemplo, serão barrados da coleta.

Para doar é necessário apresentar documento com foto, cartão do SUS e endereço com o CEP. A idade estabelecida é entre 16 e 60 anos e o peso mínimo 50 quilos. Os médicos solicitam que o doador deva estar com a alimentação e descanso em dia, além de evitar a ingestão de bebidas alcoólicas por 24 horas antes do procedimento.

A UCT funciona anexa ao hospital regional e conta com 17 profissionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE