sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Nortão se prepara para superar índices na 2ª etapa de vacinação infantil

PUBLICIDADE

No próximo dia 20 de agosto, estará sendo lançada à nível nacional a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação, pelo Ministério da Saúde, que pretende atingir, em números exatos, 17.336.941 crianças menores de cinco anos. Em Mato Grosso, principalmente na região Norte, o “Dia D” da vacinação será em 28 de agosto.

A campanha tem como foco principal a paralisia infantil ou poliomielite. A estrutura que está sendo montada para isso é semelhante à que atuou na primeira fase da campanha, realizada em junho.

Um balanço feito pelo Escritório Regional de Saúde (ERS) em Sinop apontou que os 17 municípios do Nortão, de abrangência do escritório, vacinaram cerca de 90,18% das crianças, ou seja, um total de 30.541, das 33.867 previstas.

Alguns municípios ultrapassaram a meta de 100%, como Ipiranga do Norte (136,14%), Itanhangá (122,32%), Santa Rita do Trivelato (140,27%) e Sorriso (104,24%). Nessas cidades a meta foi ultrapassada, pois muitas crianças chegaram depois que o levantamento de meta foi realizado.

O último caso de paralisia infantil registrado no Brasil aconteceu 1989. De acordo com o Ministério da Saúde, restam no mundo três extensas regiões, a África, o Sudeste da Ásia e o Mediterrâneo Oriental, que ainda não receberam a certificação de erradicação da pólio. Por isso as campanhas de vacinação contra a pólio são mantidas mesmo nos países que já estão livres da doença, como o Brasi. Segundo os especialistas o fluxo intenso e rápido de viajantes pelo mundo pode propagar o poliovírus que causa a doença.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE