quinta-feira, 23/maio/2024
PUBLICIDADE

Mutum: campanha começa amanhã e meta é coletar 100 bolsas de sangue

PUBLICIDADE

Está confirmado para amanhã (10), das 8h às 17h, na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Colina, mais uma edição da campanha anual de coleta de sangue. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é coletar pelo menos 100 bolsas válidas, superando a última campanha quando foram obtidas 92 bolsas. A iniciativa conta com a parceria do Banco de Sangue de Sorriso, do Laboratório Municipal e da Agro Baggio. Cada doador ganhará uma camiseta da campanha.

Os organizadores, que neste ano trabalho o slogan “essa corrente Precisa de Você. Doe Sangue”, trabalham com uma boa perspectiva de doações. Principalmente porque entrou em vigou este ano uma nova medida ampliando a faixa etária de doadores. “Agora podem participar da campanha, menores de 16 e 17 anos, desde que devidamente autorizado pelo responsável, bem como pessoas até 68 anos de idade”, explica a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Marines Uhde. A medida do Ministério da Saúde vigora desde a publicação no Diário Oficial em junho deste ano.

Além dos requisitos de idade, para ser doador, segundo a coordenadora, é necessário sentir-se bem e com saúde, apresentar documento com foto válido em todo território nacional e pesar mais de 50 quilos. Também é recomendável, não estar em jejum, ter repousado pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebidas alcoólicas há pelo menos 12 horas e não ter feito uso de tabaco há pelo menos duas horas, bem como não ter consumido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Outra orientação importante é a interrupção das atividades por um período de 12 horas, quando o doador for pessoas que exerça profissões como: piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhões de grande porte, àqueles, cujo trabalho exige que subam em andaimes ou em se tratando de praticantes de paraquedismo ou mergulho.

De acordo com a coordenadora da secretaria de Saúde, estão impedidas de doar sangue, pessoas que apresentaram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando e portadores de HIV.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum define novo local para posto de coleta de exames

A prefeitura de Nova Mutum locou novo prédio comercial...

MT Hemocentro realiza encontro estadual sobre conscientização da doação de medula óssea

O MT Hemocentro, unidade especializada administrada pela secretaria estadual...

Nova Mutum define aquisição de nova remessa de produtos para fisioterapia na rede pública

A prefeitura definirá a aquisição de materiais, via processo...
PUBLICIDADE