quarta-feira, 29/maio/2024
PUBLICIDADE

MT terá duas grandes mobilizações na vacinação contra a gripe H1N1

PUBLICIDADE

O Estado terá duas grandes mobilizações em parceria com os municípios no reforço da campanha de vacinação conta a Gripe H1N1, dentro das etapas chamadas para a vacinação. Uma será no dia 17 de abril e a outra no dia 24 de abril, sendo que os postos de saúde dos 141 municipios estão vacinando os grupos prioritários da etapa 1, 2 e 3 em período normal de funcionamento.

Somente o município de Cuiabá estará mobilizado, no próximo sábado, para vacinar o grupo prioritário de jovens saudáveis de 20 a 29 anos, incluindo as gestantes e aquelas pessoas dos grupos anteriores que porventura não se vacinaram como as de doenças crônicas, e dos profissionais de saúde. Já a população idosa que não é portadora de doença crônica deve esperar para se vacinar no dia 24.

No dia 24 de abril os 141 municipios de Mato Grosso estão preparados para a grande mobilização da vacinação que dará início ao chamamento da 4ª etapa que contempla o grupo de pessoas de mais de 60 anos portadoras de doenças crônicas. Neste mesmo dia começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe Comum. Neste dia 24 de abril será o "Dia D" de todas as pessoas com mais de 60 anos se vacinarem. Se tiverem doenças crônicas receberão as duas vacinas.

O estado de Mato Grosso aproveita a grande mobilização da 4ª etapa e da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe Comum para também vacinar neste dia as pessoas da 1ª etapa (trabalhadores da Saúde e população indígena), 2ª etapa (grávidas e doentes crônicos) e 3ª etapa (jovens saudáveis de 20 a 29 anos) que não se vacinaram. Os postos de todo o estado estarão vacinando também esses grupos.

O objetivo do reforço das ações de vacinação é atingir a meta do Ministério da Saúde em vacinar pelo menos 80% da população estimada para cada etapa.

A Secretaria de Estado de Saúde pede aos municípios a atualização dos dados e que os insiram ao final de cada dia de vacinação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) para que o Estado possa ter uma avaliação preliminar do andamento da campanha.

Para a grande mobilização do dia 24/04 (sábado) estarão abertos em todo o estado 1.616 postos de vacinação que contarão com a colaboração e o apóio técnico de mais de 4 mil profissionais de Saúde, tanto do estado quanto dos municípios.

Metas:
1ª etapa – Para esta primeira etapa Mato Groso recebeu 81 mil doses de vacina. O grupo selecionado são os trabalhadores da Saúde totalizando 30.017 pessoas. Já para a população indígena aldeada a estimativa é de vacinar 35.379 indígenas. A vacinação da população indígena está sendo realizada pela Funasa em parceria com os municípios.

2ª etapa – Para esta segunda etapa, Mato Grosso tem como meta imunizar 337.134 pessoas, sendo 53.503 gestantes, 73.529 crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos e 210.102 portadores de doenças crônicas (exceto pessoas com idade superior a 60 anos).

3ª etapa – A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para Mato Grosso nesta 3ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza A (H1N1) é de vacinar 568.344 jovens saudáveis de 20 a 29 anos.

4ª etapa – 24 de abril a 07 de maio – Vacinação da população com mais de 60 anos com doenças crônicas. A meta para esta etapa é de vacinar 45.006 pessoas. Esta etapa coincidirá com a campanha nacional de vacinação dos idosos contra a influenza (gripe comum), sendo que aqueles idosos que são portadores de doenças crônicas tomarão as duas vacinas.

5ª etapa – 10 de maio a 21 de maio – População de 30 a 39 anos com uma meta total de 483.050 pessoas.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE