sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Morre presidente da Fapemat e ex-reitor da Unemat com suspeita de Coronavírus

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria - atualizada 10:29h em 4/6)

A educação pública de Mato Grosso perdeu, esta noite, um de seus principais defensores, o professor Adriano Silva, presidente da Fundo de Amparo a Pesquisa do Estado (órgão do governo) e ex-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso. Ele foi transferido, hoje à tarde, de UTI aérea para Cuiabá, internado em unidade de tratamento intensivo de hospital particular. “Durante a transferência sofreu duas paradas cardíacas, não resistiu e morreu no início desta noite. O presidente fez o exame de Covid-19, cujo resultado ainda não saiu”, informa a secretaria adjunta de Comunicação.

Adriano, 51 anos, “apresentou sintomas de coronavírus no último domingo (31) e estava internado em um hospital de Cáceres (onde residia)”, desde ontem, e por falta de UTI foi transferido.

O sepultamento é previsto para esta sexta-feira, no final da manhã, no cemitério São João Batista, em Cáceres.

O governador Mauro Mendes lamentou profundamente a morte do amigo. ” É com pesar que recebi nesta noite a notícia da morte do professor Adriano Silva, meu querido amigo e presidente da Fapemat. Adriano era um defensor da Unemat, da Educação, do ensino público de qualidade, da inovação. Fará muita falta. Eu e minha esposa Virginia Mendes externamos nossos sinceros pêsames e estamos orando para que Deus conforte o coração dos familiares”, declarou.

Profissional muito respeitado, Adriano havia sido eleito, semana passada, diretor regional do Centro Oeste do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Ele teve os votos dos presidentes das fundações dos Estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, em eleição por videoconferência. O Confap promove melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa no Brasil.

Em março, pouco tempo depois do início da pandemia, a Fapemat e instituições de pesquisas começaram a tratar de ações no combate ao COVID-19.  Adriano havia exposto que, “em Mato Grosso temos vários pesquisadores que podem contribuir com seus conhecimentos neste momento de grande aflição pública, temos o compromisso de realizar ações que possam somar com as que já estão sendo implantadas pelos órgãos do governo, visando realização de medidas em prol da sociedade”.

Doutor em Ciências Políticas, era professor do curso de Direito da Unemat em Cáceres, desde 1997. Adriano Silva foi escolhido reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso em 2010 e comandou a instituição até 2014 quando renunciou para ser candidato a deputado estadual, obteve 18.118 votos ficando na suplência mas exerceu mandato por alguns meses. No último pleito, foi candidato a deputado federal, recebeu 40 mil votos e ficou na suplência, sendo convidado pelo governador Mauro Mendes para presidir a Fapemat.

A Unemat decreta luto oficial por três dias, com suspensão das atividades administrativas e acadêmicas, nesta quinta-feira (04), em toda a universidade e destaca os inúmeros avanços em sua gestão. “Foi responsável por um momento de expansão da Universidade, com a aprovação da oferta de nove novos cursos, em nove câmpus”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE