terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Moradores de Nova Mutum que tiverem ‘lixo da dengue’ serão multados

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde através das Vigilâncias Ambiental, Sanitária, Epidemiológicos e agentes comunitários de saúde farão esta semana um arrastão no combate a dengue. A intensificação promete ser radical caso focos do mosquito sejam encontrados em propriedades. Conforme o coordenador da Vigilância Ambiental, Benedito Monteiro, a partir de hoje também estará sendo colocada em prática à cobrança de multas que chegam a R$ 200 aos proprietários de residências onde os focos forem encontrados. “A cobrança será feita conforme rege a lei municipal 699/02, que dispõe sobre a instituição do programa municipal de combate e prevenção a dengue, casos os proprietários sejam notificados três vezes”, explicou.

Para o coordenador um dos maiores problemas enfrentados é o descaso de muitos proprietários. Também registrou-se no ano passado muitas cobranças com relação a sujeira em terrenos baldios que este ano serão cobradas com mais rigor. “É importante que os moradores recebam a equipe que estará fazendo a vistoria”, explicou.

Segundo a secretária Anke Schwabe, o objetivo do arrastão é diminuir ao máximo as incidências no que diz respeito tanto nos casos notificados quanto nos confirmados. Até o momento foram 122 casos suspeitos, destes 26 casos foram confirmados mediante exame de sorologia. “Vale lembrar que os casos notificados apenas apresentam sintomas característicos a dengue e podem ser classificados na maioria das vezes como uma virose, muito comum nos últimos tempos”, explicou.

De acordo com informações do laboratório municipal, foram colhidos até hoje 93 amostras de sangue. Porém, somente após a realização do exame de sorologia e passado para o laboratório oficial do Estado (MT Laboratório), em Cuiabá, é que podem ser confirmados. “Devido ao período em que são muitos os pedidos de exame de sorologia o resultado dos mesmos podem demorar de 30 a 90 dias”, enfatizou a secretária.

Compete à secretaria apenas monitorar e avaliar as condições de higiene ambiental dos lotes, orientando os moradores sobre como prevenir acúmulo de água que ocasiona a proliferação do mosquito da dengue. São realizados a cada 30 dias, visitas domiciliares, esclarecendo que o mosquito leva de 3 a 7 dias para chegar a fase adulta e contaminar as pessoas. Portanto a responsabilidade principal é do morador do lote que deve mantê-lo sempre limpo.

Nova Mutum encerrou 2006 com 40 casos confirmados de dengue. O balanço do Sistema de Informação dos Agravos de Notificação – Sinan, do Escritório Regional de Saúde, em Sinop, apontou que os registros foram verificados apenas no primeiro semestre do ano. Maio e abril aparecem com 14 e 11 casos, respectivamente.

Em um fechamento geral, com os 12 municípios que compõem o Pólo Regional de Saúde, o Sinan aponta que no ano passado foram notificados 3.089 casos da doença, entre as cidades de Cláudia, Feliz Natal, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. Destes, 1.171 foram confirmados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE