PUBLICIDADE

Ministério Público aciona Anvisa para realizar controle de Infecção hospitalar em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Marcos Lopes)

O Ministério Público Federal em Mato Grosso ingressou com ação civil pública em desfavor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da União e do Estado para que promovam programa de controle de infecção hospitalar, bem como a implantação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. A ação é resultado do inquérito instaurado a partir do MPF em São Paulo, que investigava no seu âmbito de atuação a ausência de ampla divulgação dos índices de infecções hospitalares no país, bem como possível descumprimento da lei da Anvisa, referente à implantação de comissões de infecção hospitalar nos estados e municípios.

Após 10 anos, esgotadas todas as diligências possíveis, constatou-se que as tentativas de solução extrajudicial não geraram resultados. Dessa forma, foi proposta a ação com o intuito de obter tutela jurisdicional de natureza condenatória para compelir os entes requeridos a cumprir suas obrigações legais de promover o controle das infecções hospitalares, bem como a publicidade de seus índices.

Nesse sentido, durante as investigações no inquérito constatou-se a indevida omissão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em promover a instalação do Programa de Controle de Infecção Hospitalar.

“A Anvisa, embora admitindo sua atribuição de acompanhamento, avaliação e fiscalização das ações de vigilância sanitária executadas por Estado e municípios, inclusive as ações de controle de infecção em serviços de saúde, se limitou a concluir no expediente a constatação da dificuldade e deficiência do serviço de controle dos índices de infecção hospitalar em Mato Grosso, sem destacar qualquer providência tomada para reverter tal situação”, pontuou o MPF.

Diante disso, o Ministério Público requereu o deferimento da liminar para que o judiciário determine a adoção de providências necessárias e suficientes pelos entes federativos para corrigir as irregularidades identificadas.

As informações são da assessoria do Ministério Público Federal em Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Matupá credenciará médicos para aprimorar atendimentos hospitalares

A prefeitura de Matupá (200 quilômetros de Sinop) iniciou...

Boletim da Fiocruz informa alto risco de síndrome respiratória aguda em Mato Grosso

Novo boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado...

Sobe para 6 números de óbitos por chikungunya em Sinop

A secretaria estadual de Saúde atualizou, ontem, os dados...

Juara vai fortalecer transporte de pacientes e destina mais R$ 900 mil

A administração pública em Juara (300 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE