PUBLICIDADE

Ministério deve ser informado em 24h sobre óbitos por dengue

PUBLICIDADE

Foi publicado no Diário Oficial da União, a portaria que determina o prazo de 24 horas para as secretarias municipais e estaduais de Saúde notificarem ao Ministério da Saúde os casos graves e as mortes suspeita por dengue. Os casos clássicos da doença continuarão com os relatórios semanais. Essa medida possibilitará a identificação precoce do novo sorotipo da doença que é o 4 e de alterações no comportamento epidemiológico da dengue, com a adoção imediata das medidas necessárias, por parte do Ministério e das secretarias.

De acordo com informações da assessoria do Ministério, os casos graves, de óbitos e com sorotipo de dengue 4 necessitam de um melhor acompanhamento, o que justifica a sua inclusão entre as doenças de notificação imediata. A notificação imediata pode ser feita por telefone, e-mail ou diretamente no site da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério. A regra vale, inclusive, para casos ocorridos em fins de semana e feriados.

“A mudança na Portaria permitirá um conhecimento melhor e mais rápido de como está se comportando a dengue, propiciando uma ação de prevenção e controle mais oportuna”, explica o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa.

A atual portaria mantém na lista de notificação imediata doenças como cólera, dengue pelo sorotipo DEN-4, doença de chagas aguda, febre amarela, poliomielite, raiva humana, influenza por novo subtipo viral, sarampo e rubéola.

Em Sinop, até o dia 20 de janeiro 129 pessoas procuraram os postos de Saúde e o Pronto Atendimento e fizeram o exame de sorologia da dengue, porém, apenas dois casos foram confirmados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Alta Floresta inicia campanha de vacinação nas escolas

A campanha de vacinação nas escolas de Alta Floresta...

Guarantã adquirirá veículo para ampliar atendimentos na saúde

A prefeitura de Guarantã do Norte (230 quilômetros de...

Hospital realiza captação de órgãos com transplante inédito em Mato Grosso

Foi realizada, ontem, no Hospital Municipal de Cuiabá, a...

Central de transplantes em MT faz nova captação e órgãos e salva vidas de cinco pessoas

A Central Estadual de Transplantes, administrada pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE