Com base nas informações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Estado de Mato Grosso registrou, até o dia 13 de julho, a notificação de 40 casos de Influenza A (H1N1). Dos 40 casos notificados, 06 foram confirmados, 18 descartados e 16 aguardam resultado. O município de Cuiabá registra 31 casos, 13 estão descartados, 14 aguardam resultados e 04 foram confirmados. Rondonópolis tem 5 notificações, 01 confirmado e 03 descartados e 1 que aguarda resultado. Araputanga e Nova Mutum têm 1 caso descartado em cada cidade. Várzea Grande tem 1 caso que aguarda resultado e Sinop tem 1 caso confirmado.
São realizadas buscas ativas e monitoramento de todos os contatos próximos desses casos suspeitos. Os pacientes passam bem. Alguns deles permanecem em monitoramento domiciliar e receberam cuidados médicos e medicamentos. Um paciente permanece internado, em isolamento, recebendo cuidados hospitalares por apresentar um quadro de complicação do trato respiratório, além de outros agravantes de saúde. Dos casos confirmados de Influenza A (H1N1), os locais prováveis de infecção foram os Estados Unidos, o Canadá e a Espanha. Os casos confirmados apresentaram quadro clinico de leve a moderado e todos evoluíram para cura.
Todas as medidas e procedimentos definidos pelo Protocolo de Procedimentos e Manejo de Casos e contatos de Influenza A (H1N1) e pelo Protocolo de Notificação e Investigação de Casos e Contatos do Ministério da Saúde foram adotados pelo Estado e pelos municípios que notificaram casos.
O Ministério da Saúde reforça a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) da necessidade de as autoridades de Saúde e de todo o corpo clínico e de apoio manterem o sigilo da identidade dos casos confirmados e suspeitos. Esta medida visa evitar estigma social aos pacientes e resguardar o direito da inviolabilidade de sua privacidade. O não cumprimento dessa medida sujeita o infrator a ações administrativas e penais.