sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso tem 18 cidades com risco alto para transmitir Covid; 4 são no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A secretaria Estadual de Saúde acaba de divulgar o boletim informativo com o panorama da situação epidemiológica da Covid em Mato Grosso com 18 municípios registram classificação de risco alto para transmissão da doença (considerada classificação intermediária).  Cláudia, Colíder, Juína, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Tangará da Serra, Novo São Joaquim, Reserva do Cabaçal, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São José do Xingu,  Torixoréu, Araguainha, Canarana, Colniza, Confresa e Figueirópolis D’Oeste. Não há municípios na lista da classificação muito alta, considerada a ‘pior’ nem no risco ‘baixo’.

O método para definir a classificação de risco não leva mais em consideração apenas o número absoluto dos casos dos últimos 14 dias, mas sim a média móvel neste período. Assim, o município não sofrerá uma mudança brusca de um boletim para o outro, a cidade ficará na mesma categoria por pelo menos duas semanas, conforme sua média móvel de casos.

Também foi aperfeiçoado o cálculo dos casos acumulados. Antes eram considerados os casos acumulados a partir do dia 1º de dezembro do ano passado. Com a nova metodologia, a análise será realizada sempre com base nos casos acumulados dos últimos 90 dias.

As cidades no nível de risco alto devem implementar ou manter todas as medidas previstas para os níveis de risco baixo e moderado, proibir qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, proibir atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não presencial. Também devem adotar medidas preparatórias para a quarentena obrigatória, iniciando com incentivo à quarentena voluntária e outras medidas julgadas adequadas pela autoridade municipal para evitar a circulação e aglomeração de pessoas.

As de risco moderado devem implementar ou manter todas as medidas previstas para o nível de risco baixo com quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE