Saúde

Secretaria estadual constata queda no número de internados por Covid em Mato Grosso

Mato Grosso teve queda de 11,8% na quantidade de pacientes hospitalizados. O mais recente boletim da secretaria estadual de Saúde, menciona que no último dia 28 havia 2.427 hospitalizados e passou atualmente são 2.139.

A taxa de ocupação, específica para leitos de enfermaria pactuadas pelo Sistema Único de Saúde, em março estava em 66%, com 531 pacientes internados. Ontem, registrou 56%, e com 491 pessoas internadas, queda de 10% no número internados.

Nos principais hospitais públicos de Cuiabá e Várzea Grande, há vagas nos leitos de enfermaria. No Hospital Metropolitano de Várzea Grande, que é gerido pelo Estado, a taxa de ocupação está em 52% e no Hospital Estadual Santa Casa, a porcentagem é de 75%.

Nos hospitais geridos pelos municípios, na Capital o São Benedito está com 63% e o Pronto-Socorro com 59%. Em Várzea Grande o Pronto-Socorro tem taxa de 0% de ocupação, ou seja, não tem nenhum paciente internado em leito de enfermaria contaminado com Covid-19. Os técnicos do governo acompanham os dados para saber se a tendência de queda será mantida.

Mas segue alta a taxa de UTI, que está pela terceira semana seguida em 97% e houve falta de vagas em diversos hospitais com fila de espera de mais de 120 pessoas na última segunda-feira. A altíssima ocupação de UTIs, embora o governo do Estado está aumentando o número de leitos em diversas regiões, tem causado a continuidade de medidas restritivas para conter aglomerações e mantendo o toque de recolher, a partir das 21h, com comércio fechado às 20h.

Ontem, a média diária de mortes em Mato Grosso foi de 107, redução de 15,7% no comparativo com segunda-feira, quando foram registradas 127 vítimas da doença. No domingo, foram informadas 73 mortes, sábado 77, na sexta-feira, 83, quinta-feira 91 falecimentos, na quarta-feira 100 morreram. O total, desde o início da pandemia, passou para 8.234.

Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)