Saúde

Mato Grosso recebe hoje 97 mil doses da vacina AstraZeneca contra Covid; 1ª remessa da Pfizer é de 7 mil

O primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech, comprado pelo governo federal, chegou ao Brasil. São 499 mil doses. O ministério da Saúde enviará para Mato Grosso 7.020 doses – mesma quantidade destinada ao Mato Grosso do Sul.

A aplicação é em duas doses e o intervalo é de 3 meses. Tem prioridade para ser vacinado pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas e com deficiência permanente. O ministério expôs que o Estado e os municípios têm autonomia para definir suas estratégias de vacinação.

Devido ao curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, o ministério recomendou que as vacinas do primeiro lote fossem distribuídas entre as 27 capitais, “de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra”.  Se a recomendação for seguida, a tendência é do primeiro lote da Pfizer ser aplicado em moradores de Cuiabá. Mas o comitê bipartite estadual vai decidir se haverá distribuição para demais cidades.

O governo do Estado informou, há pouco, que hoje chegam mais 97.500 doses da AstraZeneca para a imunização dos grupos prioritários

A vacinação no Estado está na faixa etária dos 60 anos acima em diversas cidades. No final de semana, conforme Só Notícias já informou, chegaram mais 4,8 mil doses de Coronavac.

 

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)