A Secretaria de Estado de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde realiza, em Cuiabá, uma reunião para elaboração do protocolo de atuação da vigilância em saúde para situações de emergências decorrentes de queima de biomassa. O objetivo é preparar os protocolos para atuar em situações emergenciais provocadas por degradação da qualidade do ar devido a queimadas e fornecer orientações para proteger a saúde da população.
A reunião contará com a presença de uma representante do Governo do Paraguai, participantes das Secretarias de Saúde e do Meio Ambiente e da Defesa Civil dos Estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso bem como de Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente de Cuiabá.
O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, explicou que a reunião está sendo realizada em Mato Grosso porque o Estado é um dos primeiros no país a adotar medidas e ações para evitar o risco de doenças por queima de biomassa e explicou algumas delas.
O coordenador cita também que qualquer tipo de queimada orgânica como de floresta, de cana-de-açúcar e urbanas são exemplos de queima de biomassa.