sábado, 14/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso é o quarto estado com maior índice de turbeculosos

PUBLICIDADE

Combater a tuberculose é uma das principais metas do Ministério da Saúde em todo o País. A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) promoveu esta semana a Oficina de Mobilização, Supervisão e Avaliação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), em Campo Grande (MS). Reuniu técnicos das secretarias estaduais e municipais de saúde das regiões Norte e Centro-Oeste para acompanhar e avaliar as ações do PNCT nessas áreas. A oficina já passou pelas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.

Em 2003, os estados com as maiores incidências de tuberculose na região Norte foram Amazonas (68,5/100 mil), Pará (53,1/100 mil) e Acre (47/100 mil). No Centro-Oeste, foram Mato Grosso (40,2/100 mil) e Mato Grosso do Sul (38,7/100 mil).

Desde 2004, já foram aplicados R$ 119,5 milhões no PNCT, o maior investimento dos últimos 10 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, o recurso vai permitir, até 2007, capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico, tratamento e vigilância epidemiológica da doença.

Segundo o Coordenador do PNCT, Joseney Santos, a doença é tratada como prioridade pelo governo federal. “É uma prioridade para o governo brasileiro combater a tuberculose, porque nós consideramos que a tuberculose é uma doença que tem condições de ser atacada. O Brasil tem há mais de 30 anos uma distribuição gratuita de medicamentos, uma rede de saúde que consegue detectar os casos, falta a gente melhorar nossos índices de cura”, disse.

A tuberculose é uma doença transmitida pelo paciente quando ele fala, espirra ou tosse, por meio das gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar. A doença, causada pelo microorganismo Mycobacterium tuberculosis, pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O tratamento é gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). A cada ano, no Brasil, aparecem 85 mil novos casos e seis mil pessoas morrem. O Brasil consegue detectar 80% dos casos estimados de tuberculose e curar pelos menos 70% destes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE