quinta-feira, 23/maio/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso é o 10º com maior taxa de incidência da Aids

PUBLICIDADE

Mato Grosso aparece em décimo no ranking do Ministério da Saúde com maior incidência (novos casos) de pessoas infectadas com o vírus da Aids. A taxa é de 17.4 a cada 100 mil habitantes. No Brasil, a incidência é de 17,9/100 mil habitantes. O ano de diagnóstico é 2010.

•Conheça a página de Só Notícias no Facebook

Os números fazem parte do boletim epidemiológico Aids/DST 2011, divulgado nesta segunda, e que apresenta redução em relação a anos anteriores. Em 2009, por exemplo, a taxa mato-grossense era de 19 a cada cem mil habitantes. Já a nível nacional, atingia 18.8/100 mil.

Ano passado, foram notificados 527 casos de Aids em Mato Grosso, segundo o boletim. Já no primeiro semestre deste ano, haviam sido 277. Em 30 anos, havia 7,8 mil casos da doença. Na região Centro-Oeste, foram identificados 2,2 mil ano passado; pouco mais de mil entre janeiro a junho deste ano e, 35,1 mil desde 1980.

Os dados apontam também que, no ano passado, 213 pessoas infectadas com o vírus morreram em Mato Grosso. Destas, dez eram jovens e tinham entre 15 a 24 anos. Quando analisado três décadas, foram 2,5 mil mortes (201 de jovens).

Os casos da doença notificados em crianças – com menos de cinco anos – cresceram entre o ano passado e o atual. Conforme o boletim, apenas uma notificação deste tipo foi registrado nos sistemas do Ministério em 2010. Já no primeiro semestre desse ano, chegaram a cinco casos. Por outro lado, quando comparado com 2009, houve diminuição, já que no período foram 10 notificações. Em 30 anos, 196 notificações da doença envolvendo crianças foram registradas.

Nesta quinta-feira (1º), é o dia mundial contra a doença, cujo slogan neste ano é “A Aids não tem preconceito. Previna-se”, para reforçar a necessidade de se discutirem questões relacionadas à vulnerabilidade à aids e, também buscar uma sociedade mais solidária, sem preconceito e tolerante à diversidade sexual.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum define novo local para posto de coleta de exames

A prefeitura de Nova Mutum locou novo prédio comercial...

MT Hemocentro realiza encontro estadual sobre conscientização da doação de medula óssea

O MT Hemocentro, unidade especializada administrada pela secretaria estadual...

Nova Mutum define aquisição de nova remessa de produtos para fisioterapia na rede pública

A prefeitura definirá a aquisição de materiais, via processo...
PUBLICIDADE