A Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com os municípios dá continuidade as ações da saúde intensificando as atividades educativas de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e AIDS durante os dias de folia do carnaval. “Essas ações educativas tem como objetivo orientar os foliões para a importância do sexo seguro, lembrando sempre da tranqüilidade que podem ter depois da folia com o uso da camisinha”, salientou a coordenadora de Ações Programáticas e Estratégicas (Coapre) da SES, Áurea Assis Lambert. “É bom destacar que fica a critério de cada município desencadear ações educativas de acordo com a realidade de cada região”.
De acordo com Áurea Lambert, a cota de preservativos repassados pelo Ministério da Saúde referente ao mês de janeiro é de 568.800 para atender as redes básicas de saúde em todo Estado. Desse montante, 279.074 preservativos serão utilizados na campanha do carnaval. “Os preservativos reservados para o carnaval serão repostos gradativamente pelo Ministério da Saúde, visto que, não são encaminhadas cotas especificas para o carnaval”, explicou a coordenadora. Em relação ao ano de 2007, houve um aumento de 100% durante esse mesmo período. “Em 2006 foram repassados 284.400 preservativos, incluindo a cota mensal e para o carnaval”.
A coordenadora destaca ainda que o Ministério vem estudando estratégias diferenciadas para os próximos carnavais na busca de se criar hábitos na população de procurar as unidades de saúde na busca dos preservativos. “A distribuição explícita de preservativos durante as festas não surte resultados tão satisfatórios, o folião tem que ir para a festa já prevenido”, comentou Áurea.
A campanha tem como público alvo a população sexualmente ativa. “Queremos chamar a atenção da população para que brinque o carnaval com consciência e alertar que a melhor forma de se prevenir as DST’s, a AIDS e até uma gravidez indesejada é o uso do preservativo”, ressaltou a coordenadora.
A Saúde orienta também que se evitem as bebidas alcoólicas, que podem provocar alterações de comportamento que causam problemas no relacionamento interpessoal, o que pode gerar brigas. Portanto quem for dirigir, não deve beber para não provocar acidentes e colocar em risco a própria vida e a de outras pessoas. Já as bebidas não alcoólicas podem e devem ser consumidas livremente e em grande quantidade, evitando assim a desidratação.
A Secretaria de Estado de Saúde irá dispensar os preservativos para os Escritórios Regionais de Saúde, que ficarão encarregados de distribuir aos seus municípios de abrangência. Vale lembrar que cada regional deve fazer o agendamento a partir de segunda-feira (28.01) para a retirada dos preservativos na Superintendência de Insumos de Saúde (SUINS).
Os preservativos ficam assim distribuídos para os escritórios regionais de Água Boa-6.192 preservativos; de Alta Floresta – 7.920; de Barra do Garças -10.368 preservativos; de Cáceres – 23.184; de Juara – 4.032; de Juína – 6.912 preservativos; de Sinop – 17.424; de Rondonópolis – 29.952; de Tangará da Serra – 13.680 preservativos; Porto Alegre do Norte – 9.072; de Peixoto de Azevedo – 12.384; da Baixada Cuiabana – 112.320 preservativos; de São Félix do Araguaia, Colider e Pontes e Lacerda – 6.192 preservativos, cada um, e de Diamantino 7.096.