quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Mato Grosso alcança 71% da meta contra paralisia infantil

PUBLICIDADE

Dados atualizados do Ministério da Saúde apontam que 187,7 mil crianças com até cinco anos receberam a segunda dose da vacina contra poliomielite (paralisia infantil). O número corresponde a 71,4% do esperado, que é de 262,9 mil matogrossenses. A segunda etapa começou a ser desenvolvida no último dia 14.

Até o momento, a maior abrangência na cobertura é na regional de Juara, onde estão quatro cidades inclusas. Da meta de 4,7 mil, pelo menos 3,6 mil já foram imunizadas. Em Tangará da Serra (10 cidades) 75,5% da meta de 19,1 mil crianças já foi atingida. Na regional de Sinop (17 cidades), o ministério aponta que das 31,2 mil crianças previstas, 22,7 mil já receberam a segunda dose. Já na regional Cuiabá (11 cidades), 69,8% da meta, que é de 76,8 mil crianças, foram levadas até os postos.

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros.  Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop fecha mês com mais duas mortes por chikungunya, aponta secretaria

Mato Grosso teve 58 óbitos confirmados por chikungunya neste...

Lucas do Rio Verde libera vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe (Influenza) está disponível para...
PUBLICIDADE