sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 84% dos focos do mosquito da dengue em Tapurah são encontrados em residências

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O levantamento do setor de controle de endemias da secretaria Municipal de Saúde de Tapurah (246 quilômetros de Sinop) apontou que 84% dos focos do mosquito da dengue encontrados pelas equipes de saúde estavam em residências. Quase 1,3 mil focos positivos do Aedes aegypti na cidade. No ano passado, foram 32.793 visitas aos imóveis do município.

As fortes pancadas de chuvas, decorrentes das altas temperaturas do verão geram, nesta época, um risco maior de acúmulo de água. Com isso, aumentam as chances de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O estudo, feito com base nos dados do levantamento do Índice de Infestação por Aedes Aegypti, apontou que, de janeiro a dezembro de 2019 em Tapurah, 1.510 focos foram encontrados e imóveis com focos positivos para o Aedes aegypti. Sendo que 1.267 em casas, 133 em comércios, 76 em terrenos e 34 em outros locais. A orientação é que as pessoas continuem atentas e focadas em eliminar os criadouros do Aedes – dengue, zika e chikungunya. Os riscos aumentam principalmente nas épocas chuvosas, quando o acúmulo de água é maior.

O secretário de Saúde, Marco Felipe, explicou que as orientações são para diminuir a incidência do Aedes. “Estamos entrando num período crítico com o início de muita chuva e calor associados, que são fatores essenciais para a proliferação do mosquito. Precisamos trabalhar em conjunto com a população para eliminar todos estes criadouros e evitar casos de doenças transmitidas pelo Aedes”.

É importante, ainda, realizar o descarte correto de copos plásticos, embalagens, garrafas pet, tampinhas, sacolas plásticas, latas e quaisquer outros objetos que possam ser tornar lugares ideais para a reprodução do mosquito vetor.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE