Saúde

Mais de 70% dos moradores de Sorriso já completaram o esquema vacinal conta Covid, afirma secretaria

De janeiro até agora, mais de 117% dos moradores de Sorriso – dentro da população vacinável – já tomou a primeira dose do imunizante contra Covid, levado em consideração a estimativa IBGE que aponta que são 65.059 pessoas aptas a receber o imunizante. Contudo, segundo a assessoria da secretaria municipal de Saúde, esse número é bem maior, já são 73.770 pessoas imunizadas com a primeira dose “Os números revelam que os sorrisenses estão preocupados e buscando a imunização. Nossa população está consciente”, disse o secretário de Sáude,  Luís Fábio Marchioro.

Conforme a vacinação avança, o número de internados e de novos casos tem diminuído. No Boletim Epidemiológico constam oito internados, quatro em UTI e quatro em enfermaria. No momento, são 41 casos ativos.

Ontem, Sorriso iniciou uma nova rotina para as imunizações contra Covid. Não há mais agendamento para a aplicação de primeiras doses. Caso a pessoa tenha mais de 18 anos, é só procurar um PSF – qualquer um, pois todas as unidades estão com imunizantes disponíveis – para a aplicação da primeira dose, lembrando mais uma vez que essa é a recomendação para maiores de 18 anos.

Já se a primeira dose for para adolescentes de 12 a 17 anos, as referências são o PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste e o Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol. As segundas doses e também as doses de reforço ou a terceira dose, também são aplicadas nesses dois pontos. Para gestantes e puérperas a referência é preferencialmente ou o Centro de Eventos ou o PSF Nova Integração.

A terceira dose está sendo aplicada em idosos com 60 anos ou mais, imunossuprimidos, isso é, pessoas em tratamento para câncer, transplantados, portadores de deficiências e demais doenças graves e profissionais da saúde.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)