sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Mais de 4 mil cães e gatos serão vacinados em Nova Mutum a partir de sábado

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde através das Vigilâncias Ambiental e Sanitária realizam no próximo sábado o Dia “D” de combate à raiva. Este ano a meta é vacinar 4.324 cães e gatos em Nova Mutum, ultrapassando número do ano passado que foi de 4.303 animais. Ao todo cinco postos de vacinação estão fixados em diferentes pontos do município, das 8h às 17h, sendo eles: Escola Tancredo Neves, Escola Cecília Meireles, PSF Colina, Centro de Saúde (Av. das Araras) e Creche Mãe Amiga.

Um trabalho de conscientização nas escolas também foi desenvolvido nas escolas do município. Segundo a médica veterinária da secretaria, Selma Maria Massarden, a raiva é uma doença dos animais mamíferos. Ela é provocada por um vírus e pode se manifestar nos homens (zoonose). É mortal tanto para os homens quanto para os animais. A vacinação animal ainda é a forma mais eficaz de erradicar os casos de raiva. A vacina é gratuita.

A transmissão da raiva ocorre por contato com a saliva, através de mordidas ou arranhões. O vírus fica instalado na saliva do animal infectado, que entra no organismo, por meio da pele ou de mucosas. “Em caso de ataque de cães ou gatos, a vítima deve lavar o local mordido com bastante água e sabão, não fazer curativos. Em seguida procurar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, visando à observação do animal suspeito de ter a doença” disse, através da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE