sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Mais de 4 mil cães e gatos já foram vacinados contra raiva em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: assessoria/arquivo)

A campanha de vacinação antirrábica começou na zona rural do município e já foram imunizados mais de 4 mil cães e gatos. O dia D da campanha será em 15 de setembro, haverá postos de vacinação espalhados nas escolas municipais e estaduais. A meta é vacinar cerca de 13,6 mil animais.

“É muito importe que as pessoas levem seus animais para tomar a vacina. Em Sinop, nos últimos anos tem caído os números de imunizados, isso porque, os donos deixam de comparecer no dia D”, disse o médico veterinário do Controle de Zoonoses, Joacyr de Jesus Oliveira.

A campanha de vacinação antirrábica em outros municípios deve iniciar no dia 1º e segue até 30 de setembro. A meta é vacinar 80% da população canina e felina de Mato Grosso. Para isso, mais de 700 mil doses da vacina já foram distribuídas para as prefeituras, responsáveis pela condução da campanha de imunização.

“A raiva canina pode atingir o humano e levar a óbito. O cão com a doença fica arredio e emagrece. O que mais preocupa é que ele pode estar contaminado e não apresentar os sintomas nos cinco dias iniciais. E é o momento em que ele vai salivar e agredir o humano podendo transmitir a doença”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da secretaria estadual, Ludmila Sofia de Souza.

Devem ser vacinados cachorros e gatos com mais de três meses de idade, incluindo as fêmeas que estiverem no cio ou amamentando e os animais idosos. Os doentes não podem ser vacinados. A orientação é para que cães sejam levados aos locais de vacinação com coleira e, por adultos, com capacidade para conter o animal, que se for agressivo deve usar focinheira. Gatos devem estar em caixas de transporte para evitar fugas ou acidentes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE