sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais 7 mil doses da vacina contra Covid da Pfizer serão encaminhadas para Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Mato Grosso receberá 7.020 doses da vacina Pfizer para intensificar a Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19. A distribuição nacional é feita pelo Ministério da Saúde. O imunizante fabricado pelo laboratório Pfizer apresenta uma série de especificidades. As doses chegaram ao país em câmaras que mantiveram a temperatura negativa de 70º graus Para o armazenamento descentralizado do imunobiológico, é necessário um freezer que mantenha a temperatura negativa entre 25ºC e 15ºC. Nesta média, as ampolas podem ser armazenadas por até 14 dias.

Contudo, o secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde do Estado, Juliano Melo, esclarece que as doses têm resistência de cinco dias se preservadas entre 2ºC e 8ºC. “O Estado conta com o equipamento para armazenar as unidades desta primeira remessa da Pfizer. Ainda assim, o imunizante pode ficar até cinco dias fora da temperatura ideal, mas é necessária uma dinâmica específica e muita atenção por parte das áreas técnicas. O próprio Ministério da Saúde orientou que as doses dessa primeira remessa fiquem restritas às capitais, justamente pela questão logística, pois este imunibiológico precisa ser aplicado em poucos dias”.

A eficácia da vacina Pfizer está estimada em 95% e o período para a aplicação da segunda dose é de até 21 dias. Nesta primeira remessa, os estados receberão apenas o quantitativo das primeiras doses, para uso imediato. Até o momento, não há data oficial para o envio deste primeiro lote de vacina.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

ANTT aponta “avanços significativos” em obra de ferrovia entre Goiás e Mato Grosso

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou hoje...

Morre jovem ferida em acidente em Sinop e estava internada; 4ª vítima em 10 dias

Faleceu ontem no hospital de Nova Mutum, Kerollyn Thaiza...
PUBLICIDADE