Saúde

Lucas do Rio Verde poderá ter centro regional de zoonoses

O município de Lucas do Rio Verde pode ser contemplado com a construção de um centro regional de zoonoses. O pedido já foi protocolado junto ao Ministério da Saúde e a prefeitura aguarda a aprovação e liberação de recursos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Angeli, a proposta é de que o centro atenda toda a região.
Inicialmente, foram solicitados recursos na ordem R$ 750 mil. “Vamos esperar encerrar o período eleitoral para dar continuidade às negociações”, destacou. Pelo projeto, o centro concentraria os trabalhos da vigilância sanitária, ambiental e farmacológica.

Entre as funções que pode desempenhar estão a insineração de lixo hospitalar, hoje depositado em aterros sanitários ou locais inadequados, animais com doenças contagiosas, tratamento de animais abandonados, laboratórios de análises. “Hoje não temos infra-estrutura para realizar todos essas funções”, acrescentou Angeli.

Uma das preocupações, segundo o secretário, é em atender as grandes indústrias que estão se instalando na região, entre elas frigoríficos, já que muitos municípios não oferecem a estrutura necessária para atendê-las no controle sanitário.