O vacinômetro da secretaria municipal de Saúde aponta que 2,626 moradores de Lucas do Rio Verde já receberam o ciclo completo da vacina anti-covid, com as duas doses e estão imunizados. Já 5,850 receberam apenas a primeira. Até agora, o município recebeu 11.404 doses e aplicou 8.476, além disso, estão reservadas 2,928.
Os idosos representam a maioria imunizada – 3.995 tomaram a primeira dose e 1.383 a segunda. Em seguida, vem os trabalhadores da saúde, 1.591 receberam a primeira e 1.169 a segunda. Apenas 74 profissionais das forças de segurança e salvamento completaram o ciclo. 123 receberam apenas a primeira dose.
Para as pessoas com comorbidades, 141 receberam a primeira e nenhuma a segunda. A vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde está contemplando atualmente pessoas com comorbidades (de 55 a 59 anos), pessoas com síndrome de down (acima de 18 anos), pacientes que fazem hemodiálise (acima de 18 anos) e pacientes com deficiências permanentes (de 55 a 59 anos). Além disso, a vacinação segue para quem tem mais de 60 anos, profissionais da saúde, policiais e bombeiros.
Grávidas e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos) estão no grupo prioritário e devem fazer o pré-cadastro. Em breve, Lucas do Rio Verde receberá novas doses da marca Coronavac, liberada para uso em gestantes, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso decidiu, por meio de resolução, autorizar a expansão da entrega da vacina Pfizer, além de Cuiabá e Várzea Grande também para Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Cáceres, Diamantino, Chapada dos Guimarães e Campo Verde.