Saúde

Laboratório Municipal de Saúde de Nova Mutum amplia número de atendimentos

O Laboratório Municipal de Saúde de Nova Mutum, que atende a rede pública de saúde está ampliando o número exames realizados diariamente. Tal mudança foi possível graças à contratação de mais profissionais e aquisição de novos equipamentos. Agora todas as pessoas que procurarem o laboratório dentro do horário determinado e com o devido encaminhamento serão atendidas.

De acordo a coordenadora municipal de saúde, Anke Schwab, foram contratados mais um bioquímico, um técnico de laboratório e um auxiliar. Entre os equipamentos adquiridos está microscópio, contador diferencial de células e materiais de uso comum no laboratório. Até então vinham sendo realizados mensalmente no local cerca de 1.500 exames, agora a expectativa é de que esse número aumente de forma considerável.

Entre as mudanças decorrentes está o fato de que agora o laboratório não vai mais realizar um número limitado de exames por dia. Todas as pessoas com solicitações de exames devidamente carimbadas pelas unidades de saúde a qual pertencem e que procurarem o laboratório entre 6h e 7h da manhã serão atendidas. Fora desse horário o paciente será orientado para procurar a unidade no dia seguinte.

Anke explica que a determinação de um horário para receber as solicitações de exames tem um motivo plausível. “Dessa forma eles são feitos por atacado, ou seja, a equipe prepara a quantidade de solução reagente e número de lâmina suficiente para todos os exames do dia e não mais por etapas. São materiais caros e isso vai significar economia”, disse.

O laboratório atende todas as unidades de saúde do município e a Fundação Hospitalar. No início de 2004 o mesmo ganhou uma sede própria. O investimento foi visível e um dos próximos passos, de acordo com Anke, deverá ser o aumento na variedade de exames oferecidos. Os serviços realizados no local são totalmente gratuitos.