quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Inmeq fiscaliza aparelhos que medem pressão em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O diretor técnico do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial de Mato Grosso (Imeq-MT), Tony Hudson Pinheiro Ramos, anunciou na manhã desta quarta-feira (04.12) que o órgão deverá intensificar e ampliar a fiscalização dos esfigmomanômetros (aparelhos de medição de pressão arterial) utilizados no Estado. Segundo ele, além de Cuiabá e Várzea Grande, só no ano passado, cinco municípios do interior já foram visitados por fiscais do Imeq-MT em operações que verificam a procedência desses produtos e vistoriam suas especificações técnicas testando o seu funcionamento.

“A fiscalização é feita em hospitais, unidades de saúde e farmácias e tem como objetivo garantir a utilização de instrumentos que atendam às normas técnicas estabelecidas”, ressaltou Tony Hudson. As equipes também alertam o consumidor prevenindo-o contra o uso de instrumentos inadequados.

Este trabalho de vistoria segue a Portaria de número 153 de 12/08/2005 que aprovou o regulamento técnico metrológico, estabelecendo as condições que devem satisfazer os aparelhos de medir as pressões arteriais (esfigmomanômetros). Os municípios já vistoriados pelo instituto são; Canarana, Cáceres, Tangará da Serra, Nova Xavantina e Água Boa.

O diretor revelou que em todos estes municípios houve aprovação e reprovação dos instrumentos. Com destaque para Cáceres, Canarana e Tangará da Serra. Em Cáceres, 122 aparelhos foram aferidos e, destes, 63 produtos foram aprovados e 59 reprovados. Em Canarana, de 19 instrumentos verificados, 10 estavam irregulares. Já no município de Tangará da Serra, dos 120 esfigmomanômetros fiscalizados, 40 estavam irregulares.

O Imeq-MT vem intensificando a fiscalização dos aparelhos de medição de pressão arterial paulatinamente e, neste trabalho, conta com o apoio das Câmaras de Vereadores, secretarias municipais, diretores de hospitais e presidentes de associações de Farmácias de todo o Estado. A Capital e Várzea Grande são as cidades com maior número de instrumentos fiscalizados. Só em Cuiabá, mais de 360 esfigmomanômetros foram verificados em 2005 e menos de 30% destes aparelhos foram reprovados.

Segundo Tony Hudson, um balanço do trabalho realizado pelo órgão durante o ano passado e avaliou como positivas todas as suas ações. Segundo ele, foram visitados mais de 5.600 estabelecimentos comerciais pelas equipes técnicas metrológicas do Imeq-MT em 2005, um trabalho que resultou em pouco mais de 260 notificações. Em relação a 2004, ainda de acordo com o diretor, o número de operações de fiscalização no Estado aumentou de 14.420 para 22.565. Tony informou que diversos produtos foram recolhidos das prateleiras dos estabelecimentos comerciais e destruídos por não possuírem o Certificado de Qualidade que garante segurança e qualidade do produto ao consumidor.

O diretor afirmou também que, além das operações de rotina, foram realizadas nove operações especiais para verificar produtos de beleza (cremes, xampus, desodorantes etc.); produtos para animais (rações, vermicidas caninos etc.); produtos usados nas festas juninas (milho, pipoca, paçocas, leite em pó e líquido, margarinas etc.); outros produtos alimentícios, mais consumidos durante as festas de fim de ano (panetones, refrigerantes etc.) e produtos para pesca. Nestas ações especiais, 3.650 estabelecimentos comerciais da Grande Cuiabá e interior do Estado foram vistoriados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE