A prefeitura, por meio do Centro de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizou inspeção em 1.863 imóveis e constatou uma redução no índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, que passou de 3,5% (em fevereiro) para 0,3% (em setembro). Com isso, o índice de infestação em Sinop, está abaixo do limite preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.
O terceiro Levantamento de Índice Rápido por Amostragem (Liraa) foi realizado de segunda a sexta-feira da semana passada. Além dos imóveis vistoriados, também foram capturadas sete amostras, sendo cinco com a presença de larvas do mosquito.
Segundo o Centro de Endemias, esta redução ainda é o reflexo das várias ações realizadas desde o início do ano, como mutirões de limpeza, visitas quinzenalmente nos pontos estratégicos, tais como borracharias, ferros velhos, oficinas e chapeações.
Também foram realizadas ações no quadrilátero central da cidade, em parceria com CDL, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e ACES.
Conforme o coordenador do Centro, Cesareo Alves, nesse período são realizadas inspeções e tratamento em bocas de lobos, bloqueios de casos de dengue notificados, visitas domiciliares orientativas aos moradores, bem como ações educativas nas escolas, empresas e outros segmentos organizados.