Deve começar, semana que vem, o processo de aquisição dos equipamentos para a ala de oncologia, na Fundação de Saúde Comunitária–Hospital Santo Antônio, em Sinop. Os recursos para a compra dos equipamentos, R$ 280 mil, foram liberados em dezembro, pela Secretaria Estadual de Saúde.
A previsão é de que ainda este mês a ala comece a funcionar, evitando que muitos pacientes que necessitem de tratamento oncológico se desloquem até Cuiabá, o que é feito hoje por aproximadamente 150. Os atendimentos serão feitos pelo convênio entre a fundação e o Estado, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ala foi construída pela Lions Clube de Sinop e inaugurada em abril de 2005. Mas os recursos para compra dos equipamentos só foi liberada em dezembro. Entre os atendimentos que serão disponibilizados estão quimioterapias, hematologia e oncologia pediátrica, destinada à crianças e adolescentes até 20 anos, nos casos de tumores abdominais, cerebrais, ósseos, de testículos e também para leucemia e linfomas.
Em 2006 também deve ser construída uma casa de apoio aos pacientes e familiares que necessitam de atendimento oncológico. O terreno para a construção, que fica na rua das Seringueiras no Jardim Botânico, já foi doado pela prefeitura ao Lions Clube, que está encabeçando o projeto.