O Hospital Estadual Santa Casa, mantida pela secretaria estadual de Saúde em Cuiabá, iniciou, hoje, mutirão de 35 cirurgias de hérnia e vesícula, e seguem até amanhã, com objetivo de atender aos pacientes que aguardam pelos procedimentos eletivos e reduzir a fila de espera pelas cirurgias.
“Temos orgulho de dizer que o Hospital Estadual Santa Casa é mantido pelo Governo do Estado. O hospital é vocacionado para média e alta complexidade, mas já realizou diversos mutirões como esse e trabalha para dar mais qualidade de vida às pessoas que precisam passar por cirurgias-gerais, como hérnia e vesícula”, afirmou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.
De acordo com a diretora do Hospital Estadual, a fisioterapeuta Patrícia Neves, a unidade planeja realizar dois mutirões de cirurgias-gerais por mês até o final deste ano. “Fazemos muitas cirurgias por mês, mas os mutirões nos auxiliam na celeridade aos procedimentos de menor complexidade. Por isso, estabelecemos um planejamento para a realização de dois mutirões mensais até dezembro de 2023”, pontuou.
Até semana passada, o Hospital Estadual Santa Casa fez 2.352 procedimentos cirúrgicos, sendo 1.488 cirurgias de urgência e emergência e 864 cirurgias eletivas. Deste total, 340 são cirurgias-gerais.