quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Hospitais Regionais ganharão assessoria para manutenção de equipamentos

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde criou a Assessoria Especial de Manutenção de Equipamentos Hospitalares, ligada à Secretaria Adjunta de Gestão no nível estratégico, com a função de verificar o estado funcional e condições tecnológicas dos equipamentos hospitalares do Estado, com o objetivo de alcançar a meta de funcionabilidade total destes aparelhos, observando as normas técnicas da Anvisa, Crea e Inmetro.

A Assessoria Especial é composta por profissionais de engenharia civil, elétrica, eletrotécnica e administradores, funções específicas para o trabalho designado, de inventario dos equipamentos médicos hospitalares, da situação funcional dos mesmos.
Os profissionais são: José Luiz Castro Rangel, engenheiro eletricista e chefe da equipe,
Devailson Francisco da Silva, engenheiro civil e técnico em eletrotécnica, Laércio Gomes, assessor administrativo, Leni Bezerra da Costa, assessora administrativa.

A justificativa é que o Estado vem investindo em equipamentos de alta tecnologia necessários para diagnósticos de doenças. Esses aparelhos precisam estar em perfeito estado funcional, com manutenção preventiva e corretiva. Isso significa moralização do gasto público e qualidade no serviço. O segundo objetivo é agilizar o processo de atendimento e dar suporte para os hospitais o que no final possibilita otimização de custos uma vez que a Ses já possui uma equipe técnica responsável.

“A criação dessa equipe visa reforçar a política de interiorização das ações da Saúde no atendimento médico hospitalar. As comunidades moradoras próximas aos Hospitais Regionais do Estado têm que ser atendidas nas regiões onde moram. Esta é uma meta de Governo e que será cumprida. A Saúde está buscando dentro de sua política de Gestão aumentar a resolutividade de suas ações na busca de mecanismos que supram as necessidades de cada serviço na área de Saúde, dentro dos Hospitais Regionais, das unidades descentralizadas e, futuramente, de encontro aos organismos de ações pactuadas da Ses,” disse o secretário adjunto de Gestão, Ronan de Oliveira.

“O que não se pode aceitar é o bloqueio de um atendimento necessário à população, no interior, por um equipamento estar inutilizado por falta de manutenção ou quebrado. O Estado possui Hospitais Regionais nos municípios de Cáceres, Colíder, Rondonópolis e Sorriso e, em construção, no município de Água Boa e esses hospitais desempenham uma função importante para os moradores do município e no entorno, no atendimento médico hospitalar o que significa acesso a um atendimento humanizado, sem a necessidade de se transportar ou viajar quilômetros em busca de Saúde”, completou.

De acordo com o gestor governamental do Estado, que atua na área de Saúde, Luis Antonio de Carvalho, que foi o responsável pelo inventário da situação dos equipamentos dos Hospitais Regionais de Saúde, o relatório apresentou um quadro considerado positivo para o Estado e apontou soluções para os problemas encontrados.”O relatório aponta que existem 1.200 equipamentos nos quatro Hospitais Regionais do Estado. No Hospital Regional de Rondonópolis existem 486,no Hospital Regional de Cáceres 402, no Hospital Regional de Sorriso 180 equipamentos hospitalares e no Hospital Regional de Colíder 147 equipamentos.

Segundo Ronan de Oliveira, esse serviço de inventário executado pela equipe especializada da Ses demonstra a preocupação do secretário interino de Saúde, Marcos Machado, em oferecer serviços de qualidade e o de enfrentar os problemas e, imediatamente, apontar soluções. “É este é mais um desafio na busca de atender bem os usuários dos Hospitais Regionais do Estado dentro de uma administração transparente”, disse .

“Na gestão do secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, a preocupação é acompanhar a evolução da medicina na aquisição de equipamentos resolutivos para o diagnóstico das doenças que surgem. Para tanto o investimento é alto e não pode se perder por negligência administrativa. Nunca ninguém se preocupou em qualificar esse serviço. O cidadão paga os seus impostos em troca espera que eles sejam aplicados com transparência, efetividade e com retorno de qualidade de serviços. É mais uma ação importante na administração Marcos Machado”, disse Ronan de Oliveira, reforçando que esta “é mais uma ação importante na interiorização das ações de Saúde definida na agenda Mato Grosso Mais Forte, do governo Blairo Maggi”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...

Sinop: UBSs terão horários estendidos em ação do ‘Março lilás’

A secretaria de Saúde informou que terá atendimento com...

Hospital de Colíder considerado referência regional retoma atendimentos em UTI

O Hospital Regional de Colíder, administrado pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE