PUBLICIDADE

Guarantã: saúde receberá investimento de R$ 2,4 milhões em obra

PUBLICIDADE

A prefeita Sandra Martins vai lançar, nos próximos dias, a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Só Notícias apurou que a obra já está sendo licitada e será construída na avenida Guarantã. Com um investimento de R$ 2,4 milhões, do Ministério da Saúde, a unidade terá de 5 a 8 leitos de observação, com capacidade de atender até 150 pacientes por dia.

A UPA funcionará 24 horas, 7 dias por semana e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajuda a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de cadastro de doadores de medula óssea termina amanhã em Sorriso

O MT Hemocentro está realizando em Sorriso uma campanha...

Mato Grosso realiza captação de órgãos pela 1ª vez com a equipe própria

A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela secretaria...

Vigilância divulga novo lote de bebida suspeita de contaminação por metanol em MT

A secretaria estadual de Saúde, por meio da Coordenadoria...
PUBLICIDADE