Saúde

Guarantã do Norte Intensifica campanha de prevenção contra o câncer

A Secretaria Municipal de Saúde vem construindo uma política de Saúde da Mulher com atendimento integral e humanizado às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). A atenção está voltada, prioritariamente aos problemas de saúde que mais afetam a mulher, como a ameaça do câncer do colo do útero.

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e inflamações pélvicas são os principais fatores e facilitadores das transmissões sexuais do vírus da AIDS (HIV). Neste ano foram realizados 2.085 exames preventivos do câncer do colo do útero sendo que, 52 são suspeitos de câncer e 5 são confirmados os resultados dos exames em que houve alterações em sua maioria são de mulheres com faixa etária entre 18 e 24 anos, deste total apenas 382 não possuem alterações. Este é um dado alarmante, lembrando que a constante troca de parceiros sexuais e o não uso de preservativos (camisinha) são grandes responsáveis por este resultado.

Diante destes dados a Vigilância Epidemiológica junto a Secretaria de Saúde e Unidades de Programa da Saúde da Família (PSFs), vão realizar a 2ª Campanha Municipal de Preventivos do Colo Uterino em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual independente da faixa etária. A campanha terá início no dia 17 e término no dia 21 de outubro, nos seguintes locais: Centro de Saúde e em todos os PSFs no horário compreendido entre 7:00 e 11:00 horas, 13:00 e 17:00 horas.