sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Governo do Estado e ministério da Saúde garantem abastecimento de oxigênio para regional de Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias - atualizada 14:35h)

Após articulação do governo estadual, o Ministério da Saúde começa a executar plano emergencial para garantir o abastecimento de oxigênio medicinal, principalmente para a região norte do Estado. Uma carreta com capacidade de transporte de 25 mil metros cúbicos de oxigênio líquido será encaminhada toda semana ao Estado. Até a próxima, cerca de 10 mil metros cúbicos deverão ser enviados para Mato Grosso, como primeiro abastecimento.

“A carreta sairá de Minas Gerais e passará por Mato Grosso, Rondônia até o Acre, deixando uma carga de oxigênio em cada parada e, a cada semana, serão destinados em torno de 5 mil metros cúbicos para Mato Grosso. Acreditamos que essa logística resolve o problema de abastecimento de oxigênio no Estado, principalmente na região de Sinop”, explicou o diretor de Logística do Ministério da Saúde, general Ridauto Fernandes.

Ainda conforme o governo Federal, “o plano está concebido para funcionar de maneira ininterrupta (sem término previsto), sendo alterado de acordo com a evolução do consumo, para mais ou para menos, até que, passada a crise, o consumo volte a níveis normais”.

O pedido do governo estadual ao ministério da Saúde foi feito após mudança do local de envio do insumo pela principal produtora de oxigênio do país, o que prejudicou a logística até a região Norte do Estado.“Assim que recebemos a informação do problema de abastecimento de oxigênio aos hospitais municipais, entramos em contato com o Ministério para que a situação fosse contornada, pois era necessária uma logística central”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Além do insumo, o Estado também enfrenta dificuldades em relação à quantidade de cilindros para utilização medicinal do oxigênio. No último domingo, 340 cilindros foram enviados em aviões Hércules, da FAB, para Sinop  -parte ficou no hospital regional e outra enviada para hospitais públicos na região. O governo também coordena ação para que empresas privadas doem cilindros de oxigênio para que possam ser utilizados nas unidades de saúde. Nessa semana, 200 cilindros já foram doados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois acusados de disputar ‘racha’ em rodovia no Nortão são presos

A Polícia Militar deteve os condutores, de 24 e...

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...
PUBLICIDADE