quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Vídeo: governo de MT recebe 1ª carga dos 200 mil litros de álcool para unidades de saúde e segurança

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O governo de Mato Grosso recebeu, esta manhã, o primeiro carregamento com 15 mil litros de álcool 70%, destinado para reforço à prevenção do contágio do Coronavírus. No total, serão doados 200 mil litros do insumo ao Estado, que serão entregues na próxima semana. O governador Mauro Mendes explicou que será utilizado nos hospitais, policlínicas, UPAs, unidades públicas da Polícia Militar, Bombeiros, e todas aquelas áreas que prestam serviços essenciais ao cidadão. A intenção é preservar os profissionais que estão enfrentando esse momento de combate à pandemia.

“Começamos hoje a distribuição desse material para as unidades de saúde, de segurança, também vamos dar apoio para as prefeituras, para que nós possamos garantir segurança dos profissionais, e que possamos dar continuidade nos serviços essenciais para a nossa população. Quero agradecer a todos os voluntários que estão ajudando nesse momento, que se Deus quiser, vamos superar”, explicou. O produto para fazer o gel não está mais disponível no mercado brasileiro, mas o álcool 70% que será utilizado tem a mesma eficácia e pode salvar vidas. “Quero agradecer muito as usinas que produzem etanol aqui no estado, e a muitas outras empresas da Baixada Cuiabana, de Várzea Grande, do interior, que têm se apresentado para colaborar com o governo e com o povo de Mato Grosso nesse momento. Até o momento recebemos 200 mil litros de doação de álcool 70%”, afirmou.

“Pedimos para a população evitar o convívio social, ficar em casa, você que é jovem tome muito cuidado porque os seus pais, avós, tios, as pessoas mais idosas, são mais vulneráveis. Devemos tomar os cuidados necessários para que possamos evitar a disseminação do vírus Covid-19”, reafirmou. O insumo chegou em galões de 20 litros, e voluntários da PM e Bombeiros envasarão o álcool 70% em embalagens menores, de 200 ml, 500 ml, e de 5 litros.

O secretario de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cézar Miranda, para essa primeira carga foi montada operação para trazer o álcool em segurança até Cuiabá, com a colaboração de muitos setores. “É gratificante a solidariedade, temos várias empresas do estado, não só aquelas que doaram, mas outras empresas que estão trabalhando e colocando equipamentos que estavam parados para manutenção, e depois, serão disponibilizados para envasar o álcool em garrafas de menor tamanho, para que a gente possa distribuir”, conta.

De imediato, as unidades de saúde que receberão o insumo são a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Central de Regulação, o Laboratório Central (LACEN) e o Hospital Santa Casa. O uso do álcool é imprescindível para esterilizar as mãos e as superfícies dentro das unidades hospitalares, conta o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. “É de suma importância essa operação que está tirando a preocupação que tínhamos porque este item não está mais disponível no mercado. Estamos solucionando cada etapa, e vamos ter sucesso na contenção do avanço do coronavírus.”

O estoque regulador será concentrado no Corpo de Bombeiros, e de acordo com a necessidade das unidades, a Secretaria de Saúde fará a distribuição em todas as unidades de Estado. Unidades de Segurança do Estado receberão álcool para a segurança dos profissionais que atuam nos serviços essenciais em contato direto com a população.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...
PUBLICIDADE