PUBLICIDADE

Vídeo: governo de MT recebe 1ª carga dos 200 mil litros de álcool para unidades de saúde e segurança

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O governo de Mato Grosso recebeu, esta manhã, o primeiro carregamento com 15 mil litros de álcool 70%, destinado para reforço à prevenção do contágio do Coronavírus. No total, serão doados 200 mil litros do insumo ao Estado, que serão entregues na próxima semana. O governador Mauro Mendes explicou que será utilizado nos hospitais, policlínicas, UPAs, unidades públicas da Polícia Militar, Bombeiros, e todas aquelas áreas que prestam serviços essenciais ao cidadão. A intenção é preservar os profissionais que estão enfrentando esse momento de combate à pandemia.

“Começamos hoje a distribuição desse material para as unidades de saúde, de segurança, também vamos dar apoio para as prefeituras, para que nós possamos garantir segurança dos profissionais, e que possamos dar continuidade nos serviços essenciais para a nossa população. Quero agradecer a todos os voluntários que estão ajudando nesse momento, que se Deus quiser, vamos superar”, explicou. O produto para fazer o gel não está mais disponível no mercado brasileiro, mas o álcool 70% que será utilizado tem a mesma eficácia e pode salvar vidas. “Quero agradecer muito as usinas que produzem etanol aqui no estado, e a muitas outras empresas da Baixada Cuiabana, de Várzea Grande, do interior, que têm se apresentado para colaborar com o governo e com o povo de Mato Grosso nesse momento. Até o momento recebemos 200 mil litros de doação de álcool 70%”, afirmou.

“Pedimos para a população evitar o convívio social, ficar em casa, você que é jovem tome muito cuidado porque os seus pais, avós, tios, as pessoas mais idosas, são mais vulneráveis. Devemos tomar os cuidados necessários para que possamos evitar a disseminação do vírus Covid-19”, reafirmou. O insumo chegou em galões de 20 litros, e voluntários da PM e Bombeiros envasarão o álcool 70% em embalagens menores, de 200 ml, 500 ml, e de 5 litros.

O secretario de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cézar Miranda, para essa primeira carga foi montada operação para trazer o álcool em segurança até Cuiabá, com a colaboração de muitos setores. “É gratificante a solidariedade, temos várias empresas do estado, não só aquelas que doaram, mas outras empresas que estão trabalhando e colocando equipamentos que estavam parados para manutenção, e depois, serão disponibilizados para envasar o álcool em garrafas de menor tamanho, para que a gente possa distribuir”, conta.

De imediato, as unidades de saúde que receberão o insumo são a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Central de Regulação, o Laboratório Central (LACEN) e o Hospital Santa Casa. O uso do álcool é imprescindível para esterilizar as mãos e as superfícies dentro das unidades hospitalares, conta o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. “É de suma importância essa operação que está tirando a preocupação que tínhamos porque este item não está mais disponível no mercado. Estamos solucionando cada etapa, e vamos ter sucesso na contenção do avanço do coronavírus.”

O estoque regulador será concentrado no Corpo de Bombeiros, e de acordo com a necessidade das unidades, a Secretaria de Saúde fará a distribuição em todas as unidades de Estado. Unidades de Segurança do Estado receberão álcool para a segurança dos profissionais que atuam nos serviços essenciais em contato direto com a população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat atinge recorde de bolsas na graduação

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra...

PM encaminha para Sinop 103 metros cúbicos de madeira que foram apreendidas em Feliz Natal

Policiais militares de Proteção Ambiental apreenderam mais de 103...

Justiça paga R$ 2,3 bi em atrasados do INSS; veja quem tem direito

Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional...

Bombeiros registraram mais de 30 ocorrências de descarga elétrica no ano em MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso registrou,...
PUBLICIDADE