O município de Vera (80 km de Sinop) também deve receber as aplicações do fumacê -veneno pulverizado por uma bomba especial para matar o mosquito Aedes Aegypt- visando reforçar o combate da dengue. A solicitação, feita pela Secretaria de Saúde, foi encaminhada ao Escritório Regional de Saúde em Sinop.
O município, que está sob a jurisdição do Pólo Regional de Saúde, foi o segundo a apresentar maior número de notificações da doença em novembro, com 61 casos. A cada mil habitantes, 5,31 moradores tiveram algum problema, conforme Só Notícias já informou. Em Sorriso, onde foram registradas 267 notificações, com uma incidência de 5,27, para o mesmo grupo de habitantes, o fumacê já começou, e deve seguir até o dia 07 de janeiro.
“O fumacê é aplicado quando o número de casos é grande ou quando a incidência é alta, em comparação com o número de habitantes. As Secretarias de Saúde encaminham a solicitação e a partir daí começam a ser montados projetos sobre a aplicação”, explicou, a coordenadora do escritório, Benedita Leandro.
Ainda segundo Benedita, Sorriso e Vera foram os únicos municípios da regional a solicitarem a aplicação. Nos demais, conforme apontou o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), as notificações continuam baixas. Em Sinop, Lucas, por exemplo, foram duas notificações em novembro.