PUBLICIDADE

Estado rompe contrato emergencial para gestão do Samu e faz contratação direta

PUBLICIDADE
A Gazeta/Só Notícias (foto: assessoria)

Estado rompe contrato emergencial para a gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), um dia após anunciar o nome da empresa. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e os médicos que prestam serviços ao Samu entraram em acordo, ontem à noite, e ficou definida uma contratação emergencial dos profissionais, diretamente pela secretaria.

No plantão da noite de quinta feira, os médicos realizaram uma paralisação e não cumpriram a escala, devido ao impasse pela falta de contrato e pagamento dos salários atrasados. Segundo o médico regulador do Samu, Henrique Santos, o atendimento ocorreu com ambulâncias básicas, sem a regulação e sob responsabilidade do Estado. Quanto à empresa, cujo contrato foi rescindido ontem, o médico destacou que ela não possuía corpo clínico para o desempenho das atividades.

“A ideia nunca foi paralisar as atividades, nós queremos os serviços acontecendo direitinho e a população sendo atendida”, assegurou.

Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo se reuniu na quinta-feira, com sua equipe para levantar informações que envolvem a prestação dos serviços médicos no Samu e, em breve, deverá anunciar as novas medidas a serem tomadas com os médicos da instituição.

A SES ainda informou que em relação ao pagamento dos salários dos profissionais, os valores serão garantidos, seja por meio de procedimento interno na secretaria ou por meio de repasse à empresa que prestava os serviços, desde que haja a garantia de que o recurso será usado para quitar os valores aos quais os médicos têm direito.

Conforme Só Notícias já informou, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), contratou em caráter emergencial a empresa Med Security Serviços Médicos EPP para gerir os serviços do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Mato Grosso. O ato, com dispensa de licitação, foi publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira. Conforme a publicação, o contrato teria vigência de 180 dias, no valor de mais de R$ 2,8 milhões, até 8 de julho. O contrato ocorreria em regime de plantões sucessivos de 12 horas, no período diurno e noturno.

A SES comunicou que a medida foi tomada para garantir a manutenção dos serviços prestados pelo Samu no Estado, pois a gestão anterior deixou de efetuar os pagamentos para a empresa que até então realizava o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Com isso a empresa também não remunerou os cerca de 60 médicos contratados, há 6 meses sem receber.

Outro apontamento da secretaria é um impasse jurídico entre as empresas que disputam a licitação cujo objeto é a prestação do serviço. A licitação havia sido vencida pela empresa Pró -Ativo Gestão da Saúde e Clínica Médica Ltda-Me. Todavia, o conselheiro Moisés Maciel, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), determinou nesta semana a anulação do resultado da licitação. Ele também determinou que a empresa Neomed Atendimento Hospitalar Eireli, que havia ofertado gerenciar o serviço por um preço menor, fosse reabilitada no certame.

O processo licitatório voltou para a fase de habilitação, necessitando ainda de outros trâmites legais para ser novamente concluído. Apesar da contratação de uma nova empresa, o secretário Gilberto Figueiredo garantiu que os médicos que prestaram os serviços à empresa anterior serão devidamente remunerados. Confirmou ainda que sugeriu à nova empresa que contrate estes mesmos médicos para dar continuidade ao trabalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE